Sumários
28 Novembro 2017, 12:00
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Pénélope Jeanne Patrix
- Apresentação oral: o projecto "com'versados", declamação de poesia online ("a tua voz gravada nos meus versos").
- O slam, introdução geral (continuação): significados e implicações da palavra "slam". A poesia como luta. Regras e normas performáticas vs. liberdade estilística. A competição. A interação e a co-depêndencia entre poeta e público, um conjunto de participantes. A participação activa (vs. passiva).
- O estatuto do texto e a relação texto/performance.
- O slam como proposta alternativa à poesia "culta", acadêmica, ao establishment literário e cultural. Uma forma de resistência?
- Leitura do texto de Clara I. M. Cantón, "El auge de la Nueva poesía oral. El caso Del poetry slam".
- O slam em Portugal. Leitura do texto de Raquel Lima, "Performance Poetry Guide".
- A institucionalização do slam. O festival anual nacional "SlamPortugal". O caderno poético como "retrospectiva": estatuto e funções do livro.
23 Novembro 2017, 12:00
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Pénélope Jeanne Patrix
- Apresentação oral sobre o trabalho teatral de Filipa Chambel e a "intermedialidade cénica". Discussão.
- A "poesia performativa", introdução geral. "Performance poetry" = vários tipos de poesias e manifestações que têm em commun o uso da palavra falada como modo de expressão. Pode incluir gêneros e práticas diversos como o spoken word, o rap, o slam, a poesia sonora, as recitações poéticas, etc.
- Leitura crítica da introdução de Bernstein, Close Listening, Poetry and the Performed Word. Sound as constitutive of poetry.
- Identificar diferentes estilos performativos; e diferentes dispositivos performativos (settings).
- A prosódia: euclidian/non-euclidian.
- O slam poetry: introdução. Historia, fontes e influencias. Estilos e ambientes. O dispositivo poético do slam.
21 Novembro 2017, 12:00
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Pénélope Jeanne Patrix
- Apresentação oral sobre Yoko Ono, "Voice pièce for soprano" e discussão.
- Continuação do trabalho de análise da canção "Madrugada sem sono".
- Abordagens da canção. A concepção "orgânica" de Stéphane Hirschi, o seja a canção como relação orgânica entre um texto, uma musica e uma "voz"; a invenção da "Cantologie" como disciplina dedicada à canção. A canção como forma breve, uma "arte do tempo contado" (un "art du temps compté"). A tensão entre palavra e musica. Espacialidade e temporalidades da canção.
- A distinção metodológica entre autor-a (do poema escrito) / cantor-a (intérprete) / "canteur-se" o figura poética.
16 Novembro 2017, 12:00
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Pénélope Jeanne Patrix
- Apresentação oral sobre a obra de Alvin Lucier, "I'm sitting in a room" + discussão sobre o material apresentado.
- Continuação da discussão sobre o livro de Zumthor
- Continuação do trabalho sobre a canção e o fado : introdução (continuação). Analise detalhada da canção de Beatriz da Conceição, "Madrugada sem sono", em três gravações / versões diferentes: trajetórias e variações duma canção a través dos suportes materiais e das atuações. Articulação do texto, da voz, da música e da gestualidade/postura na performance; a canção enquanto objecto "intermédia".
14 Novembro 2017, 12:00
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Pénélope Jeanne Patrix
(Aula não leccionada - ausência da professora - alunos foram avisados)