Sumários

Análise do filme de Jonas Mekas

3 Outubro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Análise do documentário experimental de Jonas Mekas: desconstrução da linearidade fílmica, filme não-narrativo, fragmentário, filme/diário/autobiografia. Incidência na materialidade do filme para a sua compreensão: construção de uma obra a partir da manipulação dos elementos de linguagem cinematográfica, presença constante da câmara, do olhar e do movimento. Relação com o texto de Dick Higgins.


Intermedia e vanguardas

28 Setembro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Análise e comentário do texto de Dick Higgins, Intermedia. Contextualização do ensaio e definição de intermedia do autor. Relação com os movimentos de Vanguarda dos Anos 60. Análise de alguns exemplos: Variations V de John Cage e Merce Cunningham e os Happenings de Allan Kaprow. Visionamento dos dois primeiros capítulos do filme de Jonas Mekas, "As I was moving ahead I swas brief glimpses of beauty".


Continuação da aula anterior: exemplos de textos intermedia

26 Setembro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Conclusão da análise e comentário do ensaio de Claus Clüver iniciado na aula anterior. Sistematização da informação do ensaio. Definição do campo de intermedialidade. Exemplos dos três tipos de combinação entre media, sobretudo de textos intermedia: poesia experimental e concreta. Análise e comentário de exemplos de Ana Hatherly, Antero de Alda, Fernando Aguiar (exemplos disponibilizados  no moodle também). 


Estudos Interartes e intermedia: noções e problemas

21 Setembro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Introdução ao campo disciplinar, principais noções e problemas,  a partir da análise e comentário do ensaio de Claus Clüver, "In textus/ Inter Artes/ Inter Media". Reconfiguração de estudos interartes em estudos de intermedialidade: alargar de perspectivas para incluir outros fenómenos culturais; mudança nas questões levantadas e objectos propostos para estudar. Questões abordadas: necessidade de reconfigurar as artes como MEDIA (conceito que não se restringe a elementos linguísticos ou verbais); definição de media e intermedialidade; definição de três  tipos de relações intermediáticas: 1) união/fusão de media (multimedia, mixmedia, intermedia); 2) referências intermediáticas (as if); 3) transposição mediática.


Apresentação

19 Setembro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Apresentação do programa e do calendário da uc. Apresentação das duas docentes e dos dois módulos que constituirão o programa. Questões bibliográficas e metodológicas. Avaliação e apresentações orais.

PROGRAMA

1.Nome da unidade curricular

(100 caracteres, incluindo espaços)

Estudos Interartes e Intermedia

2.Ciclo de estudos

(indicar 1.º, 2.º ou 3.º)

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Uma hora por semana em horário a combinar/ one hour a week to be arranged in the beginning of the semester.

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

(1000 caracteres, incluindo espaços)

Pénélope Patrix

Uma hora por semana em horário a combinar/ one hour a week to be arranged with the students.

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

  1.  Desenvolver conhecimentos e capacidade crítica relativamente a uma das áreas da literatura comparada: a do diálogo entre a literatura e as outras artes;

  2. Explorar as várias abrangências do conceito de intermedialidade derivadas da articulação entre várias áreas de estudo, nomeadamente a dos estudos de media e comunicação;

  3. Problematizar as relações e interacções entre diferentes formas de arte e respectivos media;

  4. Analisar casos de práticas artísticas, em que se verifiquem influências interartes analisáveis ou ocorrências intermediais efectivas.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

(1000 caracteres, incluindo espaços)

  1.  To develop awareness and critical capacity in relation to one of the areas of comparative literature: the dialogue between literature and other arts;

  2. To look into the multiple ranges of intermediality derived from the combination between different areas of study, namely with media and communication studies;

  3. To question the relations and interactions between different art forms and their respective media;

  4. To analyse concrete examples of artistic practices, with clear interarts influences or with intermedial approaches.

 

6.Conteúdos programáticos

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 Após uma introdução ao campo de estudos, nomeadamente a gradual mudança na orientação teórica e nas práticas do discurso interdisciplinar quanto à aproximação dos estudos interartes aos estudos de media e comunicação, procurar-se-á explorar vários conceitos através de exemplos de cruzamentos e relações entre as artes. Dar-se-á especial atenção ao suporte físico, tecnológico e material que constitui o objecto artístico, tendo em conta a interacção entre vários media. As obras seleccionadas para análise abarcam diferentes períodos históricos, géneros e práticas artísticas, desde textos literários, filmes, até formas de arte digital e práticas performativas.

Para a devida análise destes exemplos e questões procurar-se-á integrar uma reflexão sobre conceitos tais como o de arte (mudança no próprio conceito quer pela inscrição de novas tecnologias para a composição artística, quer pela inserção do estudo de culturas marginalizadas), ekphrasis, intertextualidade, tradução intersemiótica, remediação, hiper e multimedialidade.

 

 

6.Syllabus

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 Following an introduction to the area of study, namely the gradual change in terms of theoretical approach and practices of interdisciplinary discourse concerning the proximity between interarts studies and media studies, this course will seek to discuss different notions through examples of intersection and relations between the arts. Special attention will be given to the physical, technological and material aspect of the artistic object, considering the interaction between different media. The selected works for analysis comprise different historical periods, genres and artistic practices, from literary texts and films till forms of digital art and performance.

For the analysis of these examples and questions, a reflexion on notions such as art, ekphrasis, intertextuality, intersemiotic translation, remediation, hyper and multimediality will be introduced

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 A unidade curricular articula-se entre a leitura de textos teóricos fundamentais e a análise de um conjunto de obras, práticas artísticas e do tópico proposto para esta unidade, pretendendo potenciar o desenvolvimento de competências de análise crítica, capacidades de leitura e de argumentação. Esta articulação permitirá também reflectir sobre os conceitos principais nesta área, bem como discutir a respectiva aplicabilidade às obras analisadas.

A investigação nesta área tem beneficiado, nas suas abordagens mais recentes, de contributos provenientes da área de estudos de comunicação e media, até pela presença mais evidente dos meios digitais no campo das artes e da cultura (forma de abordar os objectos de estudo – textos literários, pintura, filmes – perante o medium digital). Em termos de reflexão teórica, a existência de novos modos de representação conduz a uma percepção renovada de fenómenos artísticos e culturais e, consequentemente, da produção de novos significados.

 

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 This course combines discussion of seminal theoretical texts and the analysis of a selection of literary texts, artistic practices and the theme proposed for this subject, with the aim of developing critical analysis competences, capacity to read and to discuss. This combination will also allow us to reflect on the main notions within this area, as well as to discuss their applicability to the analysed texts.

Research in this area has benefited, in its recent approaches, from areas such as media and communication studies, especially for the more evident presence of the digital media in the arts and culture (new approach to the objects of study – literary texts, painting, films – in relation to the digital medium). As for theoretical reflexion, the existence of new modes of representation leads to a renewed perception of artistic and cultural phenomena and, consequently, the production of new meanings.

 

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

  1.  Os alunos terão acesso a  um calendário, lista de obras a estudar e um conjunto de textos disponibilizados na plataforma e-learning que serão o material de análise de cada aula. Estes textos permitirão contextualizar e discutir os conceitos teóricos e estéticos operantes em cada tópico da unidade. Além de momentos expositivos, privilegiar-se-á a discussão dos textos, temas e apresentação de trabalhos;

  2. Durante o semestre os alunos terão a oportunidade de fazer uma apresentação individual sobre um dos textos de leitura obrigatória;

  3. A avaliação é contínua e é constituída por duas componentes: assiduidade e apresentação individual (10%) e dois testes escritos (90%).

 

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

  1.  Students will have access to a calendar, reading list and texts that will be analysed in each class will be available on e-learning. These texts will allow them to contextualise and discuss theoretical and aesthetic notions linked to each topic of the course. Besides the lectures and discussion of texts and themes, students’ presentations will be privileged;

  2. Throughout the semester students will do a presentation on aspects of one the syllabus’ texts;

  3. Assessment is continuous and has two components: attendance and individual presentation (10%) and two tests in class (90%).

 

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

(3000 caracteres, incluindo espaços)

A metodologia de ensino adoptada – entre parte expositiva, discussão de textos e exemplos e apresentações dos alunos e respectiva discussão – pretende treinar a actividade discursiva e reflexiva dos alunos implicada nos objectivos enunciados para esta unidade curricular.

Inicialmente será feita uma breve contextualização do conceito de intermedialidade, as suas diversas acepções derivadas de  uma pluralidade de áreas de estudo e de práticas que ele designa. As leituras que os alunos irão desenvolver ao longo do semestre convergem com o trabalho de análise crítica das aulas e contribuem para a consolidação do conhecimento dos conceitos principais neste âmbito.

As apresentações efectuadas pelos alunos (10 a 15 minutos) terão como objectivo dar-lhes a oportunidade de organizarem um discurso oral coerente e público a propósito dos temas e das obras seleccionados, e de desenvolverem o seu próprio discurso crítico em relação a conceitos e práticas intermediais ou de influências interartes.

Os trabalhos individuais serão acompanhados pelo professor desde a definição de temas e bibliografia até à conclusão do trabalho. A apresentação oral de uma primeira versão possibilitará testar e discutir ideias e rever as conclusões do trabalho.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

(3000 caracteres, incluindo espaços)

The teaching methodology adopted – lecturing, discussion of texts and students’ presentations followed by discussion – intends to train students’ discursive and reflexive activity implied in the objects of this course.

Initially a short contextualisation of intermediality, its different meanings derived from a plurality of areas of study and practices, will be done. Students’ readings converge with the work of critical analysis carried out in classes and contribute towards the consolidation of concepts acquisition from this area.

Presentations done by students (10 to 15 minutes) aim to give students the opportunity to organise an oral and public discourse on the themes and texts selected, as well as to develop their own critical discourse in relation to intermedial notions and practices or interarts influences.

The individual essays will be monitored by the lecturer from the definition of themes and bibliography, till the conclusion of the essay. The oral presentation of a preliminary version of the essays will allow students to test their ideas and revise the conclusions of their work.

 

 

10.Bibliografia

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 BASÍLIO, Kelly (coord.). 2007. Concerto das Artes. Porto: Campo das Letras.

CLÜVER, Claus, Veronique Plesch, and Leo Hoek (eds.). 2005. Orientations: Space/Time/Image/Word. Amsterdam and New York: Rodopi.

CLÜVER, Claus. 2006. “Inter textus/ Inter artes/ Inter media”, in Revista Aletria. Belo Horizonte, vol. 6, jul-dez, 11 – 41.

KAC, Eduardo (ed.). 1996. New Media Poetry: Poetic Innovation and New Technologies. Visible Language, Vol. 30, No. 2, May.

KATTENBELT, Chiel. 2008. “Intermediality in theatre and performance: definitions, perceptions and medial relationships”, in Cultura, Lenguaje Y Representación/ Culture, Language and Representation, vol. VI, 19-29.

LAGERROTH, Ulla-Britta, Hans Lund, and Erik Hedling (eds.). 1997. Interart Poetics. Essays on the Interrelations of the Arts and Media, Amsterdam; Atlanta.

RAJEWSKY, Irina O. 2005.  “Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on intermediality”, in Intermédialités,  nº 6, Automne, 43-64.

CALENDÁRIO

Aula

Trabalho em aula

 

Trabalho individual

1

 

19 de Setembro

Apresentação

Questões bibliográficas e metodológicas

 

2

 

21 de Setembro

Estudos Interartes e intermedia: noções e problemas

Texto: Clüver,

 

3

 

26 de Setembro

Continuação

Texto: Higgins

 

 

4

 

28 de Setembro

John Mekas, As I was Moving Ahead, Ocassionaly I saw Brief Glimpses of Beauty (2000)

Análise do filme

 

5

 

3 de Outubro

Possíveis relações intermediáticas. Conceitos: media, intermedia, multimedia, mixmedia

Texto: Rajewsky

Exemplos

 

6

 

10 de Outubro

Continuação

Texto: Kattenbelt

 

7

 

12 de Outubro

Conclusão

 

 

8

 

17 de Outubro

O Bobo de José Álvaro Morais

Visionamento do filme

 

9

 

19 de Outubro

Análise do filme

 

10

 

24 de Outubro

Conclusão da análise do filme

 

 

11

 

26 de Outubro

Visionamento de English as She is Spoke de João Pedro Vale

Análise e discussão

 

12

 

31 de Outubro

TESTE

 

 

13

 

2 de Novembro

PALAVRA, SOM, PERFORMANCE – 2° módulo

apresentação do 2° módulo, questões bibliográficas; noções e problemas

 

inscrições das apresentações orais

14

 

7 de Novembro

“Poesia oral”, “poesia performativa”, poesia e música: introdução geral

Texto: Paul Zumthor, Introdução à Poesia Oral

 

 

15

 

9 de Novembro

A canção: uma pratica poética, vocal e performativa na cidade

Exemplos: o fado de Lisboa / a canção realista parisiense

 

 

16

 

14 de Novembro

Continuação; análise de um corpus de canções (a definir)

 

17

 

16 de Novembro

Continuação; abordagens da canção, questões teóricas e metodológicas (etnopoética, etnomusicologiía, “cantologiía”)

 

 

 

 

18

 

21 de Novembro

A poesia performativa: a poesia além do livro.

Exemplo: slam poetry

 

Manuela 2016))

19

 

23 de Novembro

Continuação

 

20

 

28 de Novembro

Mediao-poesia, poesia experimental, poesia sonora

 

 

21

 

30 de Novembro

Continuação

Síntese e Discussão

 

22

 

5 de Dezembro

Síntese e Discussão Intervenção de Suzana Araujo (security, insecurity, urban space) convidado– a confirmar

 

 

23

 

7 de Dezembro

Convidado a confirmar Revisão para o teste

 

24

 

12 de Dezembro

Revisão para o teste

Balanço

 

25

 

14 de Dezembro

 

TESTE

 

26

 

19 de Dezembro


 

 


Excertos que serão fornecidos no moodle para preparação:

 

Clüver, Claus, “Inter Textus/ Inter Artes / Inter Media”, Aletria. Revista de estudos de literatura, 14, Jul.-Dez., 2006, pp. 11-41.

Higgins, Dick, “Intermedia”, Leonardo, vol. 34 (1), 2006, pp. 49-54 (original 1965).

Rajewsky, Irina O., “Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on intermediality”, Intermédialités/Intermedialities, 6, 2005, pp. 43-64.

Kattenbelt, Chiel, “Intermediality in theatre and performance: definitions, perceptions and medial relationships”, in Cultura, Lenguaje Y Representación/ Culture, Language and Representation, vol. VI, 2008, pp. 19-29.

Zumthor, Paul, Introdução à Poesia Oral, tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida, São Paulo: Hucitec, EDUC, 1997 (excertos do livro