Sumários
A canção, uma prática poética, vocal e performativa na cidade. O fado de Lisboa
9 Novembro 2017, 12:00 • Pénélope Jeanne Patrix
- Inscrições as apresentações orais - Breve comentário critico sobre o livro de Zumthor- Sobre a preferencia pela denominação "poesia performativa" vs. a denominação "poesia oral"- A canção: introdução. Elementos verbais, musicais, vocais, corporais agem conjuntamente para produzir significados complexos. A necessidade de uma abordagem "intermédia" da canção, tomando em conta não só o texto mas também as partes acústica e cênica. O cantor/a cantora como "interprete" do texto, intermediário entre o poema e o-s ouvinte-s. - O fado de Lisboa: breve apresentação: uma canção popular urbana; ao mesmo tempo amadora e profissional; oral, "viva", escrita e mediatizada; comunitária e comercializada; local e global, e desde 2011 "patrimônio cultural imaterial da humanidade" da UNESCO. - O repertório fadista: repertório tradicional vs. fado-canção. Diferentes contextos e tipos de praticas na cidade de Lisboa. Dispositivos performativos.
- Analise de exemplos à partir de um corpus híbrido. Beatriz da Conceição, "Madrugada sem sono". Apresentação do corpus. Variações de contextos, variações do texto, variações da interpretação.
"Poesia oral", "poesia performativa": questões e problemas
7 Novembro 2017, 12:00 • Pénélope Jeanne Patrix
- inscriçoes as apresentações orais- leitura detalhada dos 2 primeiros capítulos do livro de Paul Zumthor, Introdução à poesia oral:> Apresentação do P. Zumthor, medievista, e da originalidade da sua abordagem da "literatura" medieval
> Explicação do cap. 1:
- Importância das tradições orais na cultura europeia e mundial
- Uma "ciencia da voz" / uma conceição mística, erótica e psicanalítica
- def. "palavra" (spoken word / parole)
- A voz como medium. "A voz se diz enquanto diz" // "The medium is the message". Uma "tecnologia" da voz (versus a voz como elemento "natural"), socialmente determinada e codificada
- As funções da voz na comunicação (função expressiva, fática, poética, cf. as funções da linguagem de Jakobson). O prazer da voz e a sua operatividade
- questões disciplinarias, criar um campo de investigação dedicado a oralidade poética
- a separação com o folklore
- culturas hegemónicas, dominantes, legítimas vs. culturas subalternas ; relação com as classes sociais. A literatura vs. a poesia oral na "idade do livro". Quando questões de ordem social encontram questiones de ordem estética
- as oposições entre oral / escrito e entre popular/culto. Interferências e idas e voltas. Exemplos de obras literárias "populares" e de formas orais "cultas"
- a mecanização do som: mudança de paradigma
- definição de "performance"
- definição de "media"
Palavra, som, performance - a poesia performativa
2 Novembro 2017, 12:00 • Pénélope Jeanne Patrix
- apresentação do programa
- palavra, som, performance
- a poesia performativa: definição
- perspectivas intermédia e interartes
- uma abordagem específica, além do livro
- o corpus
- mediações e remediações, institucionalização da arte menor/subalterna
Considerações sobre Ekphrasis: "A Cadeira Amarela de Van Gogh" de Jorge de Sena
26 Outubro 2017, 12:00 • Manuela Maria Ferreira Carvalho
Leitura e análise do poema "A Cadeira Amarela de Van Gogh" de Jorge de Sena. Considerações sobre o conceito de Ekphrasis a partir deste poema e relação com noções de referência e/ou transposição intermediática. Problematização deste conceito no âmbito do estudos de intermedialidade. Síntese e Discussão.