Sumários

A canção, uma prática poética, vocal e performativa na cidade. O fado de Lisboa

9 Novembro 2017, 12:00 Pénélope Jeanne Patrix

- Inscrições as apresentações orais - Breve comentário critico sobre o livro de Zumthor- Sobre a preferencia pela denominação "poesia performativa" vs. a denominação "poesia oral"- A canção: introdução. Elementos verbais, musicais, vocais, corporais agem conjuntamente para produzir significados complexos. A necessidade de uma abordagem "intermédia" da canção, tomando em conta não só o texto mas também as partes acústica e cênica. O cantor/a cantora como "interprete" do texto, intermediário entre o poema e o-s ouvinte-s. - O fado de Lisboa: breve apresentação: uma canção popular urbana; ao mesmo tempo amadora e profissional; oral, "viva", escrita e mediatizada; comunitária e comercializada; local e global, e desde 2011 "patrimônio cultural imaterial da humanidade" da UNESCO. - O repertório fadista: repertório tradicional vs. fado-canção. Diferentes contextos e tipos de praticas na cidade de Lisboa. Dispositivos performativos.
- Analise de exemplos à partir de um corpus híbrido. Beatriz da Conceição, "Madrugada sem sono". Apresentação do corpus. Variações de contextos, variações do texto, variações da interpretação. 


"Poesia oral", "poesia performativa": questões e problemas

7 Novembro 2017, 12:00 Pénélope Jeanne Patrix

- inscriçoes as apresentações orais- leitura detalhada dos 2 primeiros capítulos do livro de Paul Zumthor, Introdução à poesia oral:> Apresentação do P. Zumthor, medievista, e da originalidade da sua abordagem da "literatura" medieval
> Explicação do cap. 1: 

  • Importância das tradições orais na cultura europeia e mundial
  • Uma "ciencia da voz" / uma conceição mística, erótica e psicanalítica 
  • def. "palavra" (spoken word / parole)
  • A voz como medium. "A voz se diz enquanto diz" // "The medium is the message". Uma "tecnologia" da voz (versus a voz como elemento "natural"), socialmente determinada e codificada 
  • As funções da voz na comunicação (função expressiva, fática, poética, cf. as funções da linguagem de Jakobson). O prazer da voz e a sua operatividade
> Explicação do cap. 2:
  • questões disciplinarias, criar um campo de investigação dedicado a oralidade poética 
  • a separação com o folklore
  • culturas hegemónicas, dominantes, legítimas vs. culturas subalternas ; relação com as classes sociais. A literatura vs. a poesia oral na "idade do livro". Quando questões de ordem social encontram questiones de ordem estética
  • as oposições entre oral / escrito e entre popular/culto. Interferências e idas e voltas. Exemplos de obras literárias "populares" e de formas orais "cultas"
  • a mecanização do som: mudança de paradigma
  • definição de "performance"
  • definição de "media" 


Palavra, som, performance - a poesia performativa

2 Novembro 2017, 12:00 Pénélope Jeanne Patrix

- apresentação do programa

- questões praticas
- inscrições as apresentações orais
- introdução ao 2° módulo: 
  • palavra, som, performance 
  • a poesia performativa: definição 
  • perspectivas intermédia e interartes 
  • uma abordagem específica, além do livro
  • o corpus
  • mediações e remediações, institucionalização da arte menor/subalterna
- discussão 




Teste

31 Outubro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Primeiro teste. 


Considerações sobre Ekphrasis: "A Cadeira Amarela de Van Gogh" de Jorge de Sena

26 Outubro 2017, 12:00 Manuela Maria Ferreira Carvalho

Leitura e análise do poema "A Cadeira Amarela de Van Gogh" de Jorge de Sena. Considerações sobre o conceito de Ekphrasis a partir deste poema e relação com noções de referência e/ou transposição intermediática. Problematização deste conceito no âmbito do estudos de intermedialidade. Síntese e Discussão.

Revisões para o teste.