Sumários

O fantástico em "A Compaixão" de Hélia Correia

11 Maio 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Visionamento de passagens do filme de 1966 "Le Horla", a partir da novela homónima de Guy de Maupassant, realizado por Jean-Daniel Pollet. As fronteiras difusas entre o fantástico, o estranho e o maravilhoso, segundo Todorov.


"A Compaixão"

6 Maio 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Início do estudo do conto de Hélia Correia "A Compaixão" . Aspectos da composição e especificidades linguísticas e retóricas do texto. Alguns dos principais temas e motivos.
Características do discurso fantástico, segundo Tzvetan Todorov .


"A Compaixão" e Soma, de Hélia Correia

4 Maio 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Acompanhamento dos trabalhos em curso dos alunos sobre Vitorino Nemésio e sobre Saramago.
Breve introdução à obra de Hélia Correia e mais especificamente aos textos que serão estudados, o conto "A compaixão" e a novela Soma.


Caim, de José Saramago

29 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Aspectos da alegoria em Caim e em outras obras de José Saramago. Caim  no contexto da coeva narrativa portuguesa. Leitura dos dois capítulos finais de Caim sublinhando o que neles desenha um movimento ficcional que aproxima este livro e as suas personagens do livro e das Personagens de Memorial do Convento.

O  confronto, textualmente atestado pela discussão entre as teorias de Arquimedes e as explicações dadas a Noé, entre o que é do domínio do mito e do que é do domínio do logos  no romance: o desnível que se procura suprimir entre as personagens humanas e as suas questões e as personagens divinas e as suas respostas.


Aspectos da estrutura de Caim, de Saramago

27 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

A distribuição da acção pelos capítulos. Os capítulos em que Caim é testemunha e aqueles nos quais age provocando o desenlace. Os ritmos e duração do tempo narrativo: entre o sumário, a cena e a descrição.

Caim como herói de uma tragédia cristã  na sua diferença para com os heróis de tragédias da antiguidade.  A sua "complexidade" e voluntarismo, e não a "hamartia" da antiga tragédia são os elementos que determinam o rumo trágico dos eventos finais.

A estética do grotesco e a sua importância no modo como Saramago constrói a sua narrativa colocando as personagens num solo bíblico transfigurado.