Sumários

Mau tempo no Canal

11 Março 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

A importância das epígrafes de Mau Tempo no Canal. Um romance da terra e do mar: a importância da ilha e do imaginário para que abre.
Aspectos da intriga. A importância do epílogo.
Aspectos autobiográficos em Mau tempo no Canal.


Mau Tempo no Canal

9 Março 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Mau Tempo no Canal à luz de Corsário das Ilhas - Jornal de Vitorino Nemésio.
Aspectos da organização interna do romance.  Princípios de composição. A "unidade" estrutural dos primeiros oito capítulos. Aspectos de caracterização do tempo e do espaço.


"Voz" narrativa

4 Março 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Tipologias da "Voz" . Sujeito da enunciação (Emile Benveniste) e instância narrativa: narrador, narradores/ narratário(s).  Quem narra e como. 1.  O tempo da narração (narrativas ulteriores, anteriores e intercaladas).

Exemplo de uma narrativa ulterior: "O Caminho da Manhã" de Livro Sexto de Sophia de Mello Breyner Andresen.



"Showing" e "Telling"

2 Março 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

A distinção platónica entre narrativa de "imitação de falas" e "narrativa pura" e o seu equivalente na teoria contemporânea, a distinção entre "Showing" e "Telling" (Percy Lubbock).

Introdução à leitura de Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio: aspectos sobre o autor e a escrita da obra.


Duas Técnicas da Narrativa e duas Visões do Mundo

26 Fevereiro 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Sobre a teoria do romance de Marthe Robert em Romance das Origens e Origens do Romance (1982) . O romance familiar (Freud) na base de uma teoria do romance: a fábula das origens na versão da "Criança Achada" e na do "Bastardo". Duas técnicas do romance às quais correspondem duas visões do mundo. Leitura de textos de Jean-Paul, Claudel e Kafka, dados com exemplo destas duas tendências.

A ilusão romanesca e os dois modos de a conceber: o "fantástico" e o "realista".