Sumários

Sobre a escrita da História

22 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Sobre a escrita da História na Bíblia. Os narradores do antigo testamento. A questão da verdade histórica  na sua relação com o mítico e o lendário. Os relatos bíblicos e o carácter compósito das várias versões e perspectivas que integra.
José Saramago e a escrita da História como uma versão entre outras, mas norteada por um princípio ético de questionamento da justiça divina.
A personagem de Caim como intercessor trágico e negativo do humano.



O "presente" em Caim de José Saramago

20 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

O modo como em Caim se fala do passado imemorial sem no entanto deixar de aludir ao momento presente. O intertexto de Caim, da Bíblia e do neo-realismo. Leitura de uma passagem de um texto de Alves Redol, Glória uma Aldeia do Ribatejo ao lado de uma passagem de Caim onde se fala do "ateião" e da "pisa do barro" segundo processos descritos naquele livro. A distância do narrador relativamente ao tempo bíblico que permite um efeito de "distanciação" e o exercício da ironia.


Saramago: a ficção e versão da História

15 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

A rescrita do mito contra o próprio mito: iconoclastia de Saramago. A escrita da ficção como correcção da História e modo de "reclamar a presença do que não deixou marca" (Saramago, entrevista conduzida por Carlos Reis).


avaliação

13 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

Inscrição de trabalhos sobre "Mau Tempo no Canal".


Caim de José Saramago

8 Abril 2016, 14:00 Patrícia Soares Martins

O mito de Caim na Bíblia e na literatura. Uma perspectiva antropológica sobre o mito e o sacrifício ritual na sua relação com o sagrado  (René Girard).

Leitura do capítulo terceiro do livro de José Saramago sobre os sacrifícios de Caim e Abel e sobre o assassínio de Abel por Caim. Saramago e a sua  versão  dos mitos hebraicos. Caim, um herói negativo e trágico, apesar do estilo onde o humor e o grotesco dominam, porque desafia e enfrenta  Deus e  porque,  na qualidade de testemunha, expõe a violência inaudita dó relato épico das origens do povo hebraico..