Sumários
Processos fonológicos: assimilação e dissimilação
2 Outubro 2025, 15:30 • Ana Maria Martins
Processos fonológicos de assimilação e dissimilação no português contemporâneo (português europeu/português brasileiros; dialetos do português europeu) e na história das línguas românicas. Definição de conceitos e exemplificação.
Processos fonológicos: assimilação e dissimilação
2 Outubro 2025, 11:00 • Ana Maria Martins
Processos fonológicos de assimilação e dissimilação no português contemporâneo (português europeu/português brasileiros; dialetos do português europeu) e na história das línguas românicas. Definição de conceitos e exemplificação.
Second written exercise. Biological foundations of human language.
1 Outubro 2025, 17:00 • Marina Vigário
Second written exercise.
Biological foundations of human language. Some notes on the evolution of human species that were particularly beneficial to language. Brief characterisation of the phonatory system and some notes on the auditory system in relation to language.
PPT presentations used in class, including recommended readings, can be found in the course webpage: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=11219
O problema da aquisição de língua materna
1 Outubro 2025, 14:00 • Ana Lúcia Santos
A Faculdade da Linguagem e a aquisição de línguas. Observação de dados que obrigam a excluir a ideia de que a aquisição das línguas se explica através de imitação. Observação de dados que mostram a limitação da experiência linguística na explicação do conhecimento exibido: o argumento da pobreza dos estímulos; observação de processos de generalização na aquisição, mas reconhecendo a limitação desses processos para explicar todo o conhecimento exibido. A perspetiva inatista na explicação da aquisição das línguas.
O problema da aquisição de língua materna
1 Outubro 2025, 12:30 • Ana Lúcia Santos
A Faculdade da Linguagem e a aquisição de línguas. Observação de dados que obrigam a excluir a ideia de que a aquisição das línguas se explica através de imitação. Observação de dados que mostram a limitação da experiência linguística na explicação do conhecimento exibido: o argumento da pobreza dos estímulos; observação de processos de generalização na aquisição, mas reconhecendo a limitação desses processos para explicar todo o conhecimento exibido. A perspetiva inatista na explicação da aquisição das línguas.