Sumários

Semana 7-1

26 Outubro 2022, 08:00 Chao Zhou

Atividade de investigação 


Conhecimento dos sons (III)

25 Outubro 2022, 14:00 Sónia Frota

Conhecimento dos sons: a prosódia. Acento, entoação e fraseamento prosódico.

Leituras:

Mateus, M.H, I. Falé, M.J. Freitas (2005) Fonética e Fonologia. Lisboa: Universidade Aberta (Parte III: 6).

Mateus, M.H. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, cap. 26.

http://labfon.letras.ulisboa.pt/InAPoP/P-ToBI/ToBI/ToBI_course.html


Conhecimento dos sons (III)

25 Outubro 2022, 11:00 Sónia Frota

Conhecimento dos sons: a prosódia. Acento, entoação e fraseamento prosódico.

Leituras:

Mateus, M.H, I. Falé, M.J. Freitas (2005) Fonética e Fonologia. Lisboa: Universidade Aberta (Parte III: 6).

Mateus, M.H. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, cap. 26.

http://labfon.letras.ulisboa.pt/InAPoP/P-ToBI/ToBI/ToBI_course.html


Processos fonológicos: fonema vs. realização fonética

24 Outubro 2022, 15:30 Ana Maria Martins

Os conceitos de fonema/segmento fonológico e realização fonética. Pares mínimos; distribuição contextual. Alguns exemplos de processos fonológicos/regras fonológicas no português europeu e no português brasileiro: Dissimilação de /e/ antes de palatal; palatalização de /t/ e /d/ no português brasileiro; as realizações de /s/ em coda no português europeu (condicionamentos dos processos de palatalização e de vozeamento).


Issues related to the assignments delivered. Concluding remarks on phonetic transcription. Characterizing speakers’ linguistic knowledge. Topics on phonological knowledge.

24 Outubro 2022, 14:00 Marina Vigário

Issues related to the assignments delivered. Concluding remarks on phonetic transcription. 

Characterizing speakers’ linguistic knowledge. Topics on phonological knowledge. Distinguishing phonetics and phonology.

Ppt presentations used in class, recommended readings, and other relevant information can be found in the course webpage: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/SHL2022_2023_S1.html