Sumários

O estudo da linguagem humana (aula introdutória)

15 Setembro 2022, 11:00 Ana Maria Martins


De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica? Exemplos e interações.

Programa

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto (ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish. 2010. Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Avaliação

Duas provas escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.

Datas das provas de avaliação:

1º teste:

31 de outubro (2ª feira) ou 3 de novembro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas; um aluno que falhe as duas datas pode realizar o 1º teste numa das datas atribuídas ao 2º teste]

2º teste:

05 de dezembro (2ª feira) ou 12 de dezembro (2ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]

[A avaliação final alternativa decorrerá de 09 a 13 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt]


Welcoming activities for the new students at the School of Arts and Humanities promoted by the Academy at the onset of the academic school year.

14 Setembro 2022, 14:00 Marina Vigário


Welcoming activities for the new students at the School of Arts and Humanities promoted by the Academy at the onset of the academic school year.

Semana 1-1

14 Setembro 2022, 09:30 Chao Zhou


As aulas começam a partir do dia 7 de outubro, dado que o docente iniciará as funções na FLUL apenas no dia 1 de outubro. 

Semana 1-1

14 Setembro 2022, 08:00 Chao Zhou


As aulas começam a partir do dia 7 de outubro, dado que o docente iniciará as funções na FLUL apenas no dia 1 de outubro. 

Falta do docente

13 Setembro 2022, 15:30 João Luís Marques Veríssimo


Falta do docente (devido a ensino em universidade estrangeira).