Sumários
O estudo da linguagem humana (aula introdutória)
15 Setembro 2022, 11:00 • Ana Maria Martins
De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia,
sintaxe e semântica? Exemplos e interações.
Esta unidade curricular tem como
objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a
iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em
linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos,
que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto
(ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos
comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da
linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia,
morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança
linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística
em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados
de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de
diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias,
conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish.
2010. Linguistics: An Introduction to
Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.
Duarte, Inês (com
a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua
Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André
2008. Sintaxe do Português. Lisboa:
Caminho.
Freitas, Maria
João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e
implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa:
Colibri/Associação de Professores de Português.
Mateus, Maria
Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota,
Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho.
Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia
Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013. Gramática
do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Avaliação
Duas provas escritas presenciais, com idêntico peso na
avaliação final.
Datas das provas de avaliação:
1º teste:
31 de outubro (2ª feira) ou 3 de novembro (5ª feira) [cada aluno
escolhe uma das datas; um aluno que falhe as duas datas pode realizar o 1º
teste numa das datas atribuídas ao 2º teste]
2º teste:
05 de dezembro (2ª feira) ou 12 de dezembro (2ª feira) [cada aluno
escolhe uma das datas]
[A avaliação final alternativa decorrerá de 09 a 13 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt]
Welcoming activities for the new students at the School of Arts and Humanities promoted by the Academy at the onset of the academic school year.
14 Setembro 2022, 14:00 • Marina Vigário
Welcoming activities for the new students at the School of Arts and Humanities promoted by the Academy at the onset of the academic school year.
Semana 1-1
14 Setembro 2022, 09:30 • Chao Zhou
As aulas começam a partir do dia 7 de outubro, dado que o docente iniciará as funções na FLUL apenas no dia 1 de outubro.
Semana 1-1
14 Setembro 2022, 08:00 • Chao Zhou
As aulas começam a partir do dia 7 de outubro, dado que o docente iniciará as funções na FLUL apenas no dia 1 de outubro.
Falta do docente
13 Setembro 2022, 15:30 • João Luís Marques Veríssimo
Falta do docente (devido a ensino em universidade estrangeira).