Sumários
A sílaba II
12 Outubro 2017, 16:00 • Ana Maria Martins
Sílaba e aquisição da linguagem: fases de aquisição de constituintes ramificados como argumento a favor do modelo “Ataque – Rima”. Os processos fonológicos de inserção e de supressão de segmentos como estratégias de simplificação da estrutura silábica: na aquisição, na mudança linguística e na adaptação de empréstimos lexicais. Empréstimos lexicais do inglês ao português brasileiro: simplificação de constituintes ramificados através da inserção de vogais. Eliminação de hiatos na história do português: simplificação de ataques vazios através da inserção de consoantes. Eliminação de constituintes ramificados através da supressão de semivogais e consoantes, na aquisição e na história do português.
Bases biológicas para a linguagem (conclusão). Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Relação entre grafia e som.
12 Outubro 2017, 12:00 • Marina Vigário
Conclusão do visionamento
do documentário “A Linguagem Humana”, produzido pela BBC – incluindo referência
à descoberta do gene FoxP2, casos de afasia, experiências de privação de input
com aves e experiências com linguagens artificiais, reveladoras de fenómenos de
emergência de estrutura.
Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Sistemas de representação escrita da linguagem. Relação entre grafia e som.
Marcação da data do primeiro teste: T4, 09 de Novembro, no Anfiteatro I (hora da aula).
Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html.
Bases biológicas para a linguagem (conclusão). Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Relação entre grafia e som.
12 Outubro 2017, 10:00 • Marina Vigário
Conclusão do visionamento do documentário “A Linguagem Humana”, produzido pela BBC – incluindo referência à descoberta do gene FoxP2, casos de afasia, experiências de privação de input com aves e experiências com linguagens artificiais, reveladoras de fenómenos de emergência de estrutura.
Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Sistemas de representação escrita da linguagem. Relação entre grafia e som.
Marcação da data do primeiro teste: T3, 02 de Novembro, no Anfiteatro I (hora da aula).
Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html.
Sobre a gaguez
11 Outubro 2017, 16:00 • Sónia Frota
Um caso de perturbação da fala – a gaguez. Apresentação feita pela investigadora Marisa Cruz, a convite.
Sobre a gaguez
11 Outubro 2017, 14:00 • Sónia Frota
Um caso de perturbação da fala – a gaguez. Apresentação feita pela investigadora Marisa Cruz, a convite.