Sumários

A sílaba II

12 Outubro 2017, 16:00 Ana Maria Martins

Sílaba e aquisição da linguagem: fases de aquisição de constituintes ramificados como argumento a favor do modelo “Ataque – Rima”. Os processos fonológicos de inserção e de supressão de segmentos como estratégias de simplificação da estrutura silábica: na aquisição, na mudança linguística e na adaptação de empréstimos lexicais. Empréstimos lexicais do inglês ao português brasileiro: simplificação de constituintes ramificados através da inserção de vogais. Eliminação de hiatos na história do português: simplificação de ataques vazios através da inserção de consoantes. Eliminação de constituintes ramificados através da supressão de semivogais e consoantes, na aquisição e na história do português.


Bases biológicas para a linguagem (conclusão). Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Relação entre grafia e som.

12 Outubro 2017, 12:00 Marina Vigário

Conclusão do visionamento do documentário “A Linguagem Humana”, produzido pela BBC – incluindo referência à descoberta do gene FoxP2, casos de afasia, experiências de privação de input com aves e experiências com linguagens artificiais, reveladoras de fenómenos de emergência de estrutura.

 

Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Sistemas de representação escrita da linguagem. Relação entre grafia e som.

  

Marcação da data do primeiro teste: T4, 09 de Novembro, no Anfiteatro I (hora da aula).

 

Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html.


Bases biológicas para a linguagem (conclusão). Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Relação entre grafia e som.

12 Outubro 2017, 10:00 Marina Vigário

Conclusão do visionamento do documentário “A Linguagem Humana”, produzido pela BBC – incluindo referência à descoberta do gene FoxP2, casos de afasia, experiências de privação de input com aves e experiências com linguagens artificiais, reveladoras de fenómenos de emergência de estrutura.

Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Sistemas de representação escrita da linguagem. Relação entre grafia e som.

  

Marcação da data do primeiro teste: T3, 02 de Novembro, no Anfiteatro I (hora da aula).


Materiais projetados e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html.

 


Sobre a gaguez

11 Outubro 2017, 16:00 Sónia Frota

Um caso de perturbação da fala – a gaguez. Apresentação feita pela investigadora Marisa Cruz, a convite.


Sobre a gaguez

11 Outubro 2017, 14:00 Sónia Frota

Um caso de perturbação da fala – a gaguez. Apresentação feita pela investigadora Marisa Cruz, a convite.