Sumários
Apresentação detalhada do programa e objectivos da disciplina. Grandes questões sobre a linguagem humana e visionamento da 1ª parte do documentário “The Human Language”.
21 Setembro 2017, 10:00 • Marina Vigário
Apresentação detalhada do programa e dos objectivos da disciplina como uma forma de introduzir os tópicos a estudar ao longo do semestre. Identificação da bibliografia mais relevante para a disciplina – Destacadas três obras (Faria et al. 1996, Fromkin et al. 2007, Duarte 2005) entre as listadas na ficha da disciplina, disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html.
Algumas das grandes questões que podem ser formuladas a respeito da linguagem humana e linhas de resposta a essas questões. Destaque para a noção de sistema e para a hipótese inatista.
Visionamento da 1ª parte do documentário “The Human Language”, sobre questões fundamentais que se colocam no estudo da linguagem humana.
Documentário "Human
Language - part 1", acessível nesta data em
http://www.youtube.com/watch?v=wUKEx4DFqmk
Materiais projetados
e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html.
Password e página da disciplina lembradas em aula.
Recepção dos alunos e informações básicas sobre a disciplina
20 Setembro 2017, 16:00 • Sónia Frota
A aula foi substituída pelas actividades de recepção dos alunos de 1º ano promovidas pela ULisboa e pelas cerimónias de abertura do ano académico.
Em email enviado a todos os alunos, a docente deu a conhecer estas actividades e informou os alunos de que a página electrónica da disciplina se encontrava já disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/elhumana/ . O programa, bibliografia e metodologias de ensino e avaliação encontram-se acessíveis nesta página.
Recepção dos alunos e informações básicas sobre a disciplina
20 Setembro 2017, 14:00 • Sónia Frota
A aula foi substituída pelas actividades de recepção dos alunos de 1º ano promovidas pela ULisboa e pelas cerimónias de abertura do ano académico.
Em email enviado a todos os alunos, a docente deu a conhecer estas actividades e informou os alunos de que a página electrónica da disciplina se encontrava já disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/elhumana/ . O programa, bibliografia e metodologias de ensino e avaliação encontram-se acessíveis nesta página.
A linguagem humana e a sua complexidade
20 Setembro 2017, 08:00 • Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos
Linguagem e língua
Propriedades caracterizadoras da linguagem humana - arbitrariedade e convencionalidade, caráter discreto e combinatório.
Programa, bibliografia e avaliação
19 Setembro 2017, 16:00 • Ana Maria Martins
Objetivos da UC
Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística.
Programa (nuclear)
1. A linguagem como característica biológica da espécie humana. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes:
1.1. fonologia
1.2. morfologia
1.3. sintaxe
1.4. semântica.
2. Variação linguística e mudança linguística.
3. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.
Avaliação
Três provas escritas presenciais a realizar ao longo do semestre (duas no período de aulas e uma no período de avaliações). Cada aluno realiza obrigatoriamente duas provas, sendo a terceira facultativa. Todas as provas realizadas têm idêntico peso na avaliação final. A assiduidade não é um fator de avaliação.
Datas das provas de avaliação
1º teste: 02 de novembro ou 07 de novembro de 2017
2º teste: 12 de dezembro ou 14 de dezembro de 2017
3º teste: 11 de janeiro de 2018
Atendimento dos alunos
Na hora seguinte ao período de cada aula.
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer & Roberts M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Crystal, David 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge/New York: Cambridge University Press.
Faria, Isabel Hub, Emília Ribeiro Pedro, Inês Duarte & Carlos Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman & Nina Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning. (9ª edição).
Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Freitas, Maria João & Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva) 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura & Amália Mendes (orgs.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.