Sumários

Apresentação de alunos e professora. Sistema de avaliação. Página da disciplina. Horário de atendimento.

19 Setembro 2017, 12:00 Marina Vigário

Apresentação de alunos e professora. Referência à ficha da disciplina disponível na página da FLUL e na página da disciplina. Sistema de avaliação: dois teste de avaliação de conhecimentos  (cada um correspondendo a 40% da avaliação final) e qualidade do trabalho revelado em aula (trabalho autónomo e em horas de contacto) (correspondendo a 20% da classificação final). Definição do horário de atendimento oficial: sexta-feira, 15h-17h (sob marcação; outras horas a definir em função das disponibilidades de alunos e docente). Página da disciplina: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html (senha dada em aula).


Apresentação de alunos e professora. Sistema de avaliação. Página da disciplina. Horário de atendimento.

19 Setembro 2017, 10:00 Marina Vigário

Apresentação de alunos e professora. Referência à ficha da disciplina disponível na página da FLUL e na página da disciplina. Sistema de avaliação: dois teste de avaliação de conhecimentos  (cada um correspondendo a 40% da avaliação final) e qualidade do trabalho revelado em aula (trabalho autónomo e em horas de contacto) (correspondendo a 20% da classificação final). Definição do horário de atendimento oficial: sexta-feira, 15h-17h (sob marcação; outras horas a definir em função das disponibilidades de alunos e docente). Página da disciplina: http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2017_2018.html (senha dada em aula).

 


Apresentação

18 Setembro 2017, 08:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

O Estudo Linguagem Humana

 

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em Linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos: (i) A linguagem como característica biológica da espécie humana; (ii) Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico); (iii) Variação linguística e mudança linguística (as línguas do mundo); (iv) Metodologias de recolha e análise de dados linguísticos; (v) A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a permitir que os alunos adquiram uma perspetiva científica relativamente ao estudo da linguagem humana, às formas de observar, descrever e investigar as suas diferentes manifestações e ainda à interação entre a Linguística e outros domínios científicos.

 

Conteúdos programáticos

1. A linguagem enquanto característica biológica da espécie humana. 2. Aspetos do conhecimento linguístico dos falantes: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, léxico. 3. Variação linguística e mudança linguística. As línguas do mundo. 4. A Linguística em interação com outros domínios do conhecimento.

 

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Esta UC desenvolve-se em aulas de ensino teórico-prático, que incluem a introdução e exposição dos fundamentos teóricos relevantes e de questões teoricamente enquadradas, a apresentação de metodologias, e a exploração/resolução de problemas práticos em articulação com os aspetos teóricos expostos. O trabalho autónomo do aluno apoia-se em trabalhos práticos a realizar em aula (observação, classificação e descrição/compreensão de dados) e desenvolve-se, fora delas, através de leituras individuais e de acompanhamento em tutorias. Os alunos têm acesso online a materiais de apoio diversos (guiões, quadros sinópticos, exercícios, textos digitalizados) preparados e disponibilizados pelos docentes.

A avaliação baseia-se em três provas escritas presenciais. Com a terceira prova escrita os estudantes terão oportunidade de melhorar a sua classificação final.

 

Bibliografia

Akmanjan, A., R. A. Demers, A. K. Farmer & R. M. Harnish 2010. Linguistics. An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Crystal, D. 1987. The Cambridge Encyclopedia of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

Faria, I. H., E. R. Pedro, I.  Duarte & C. Gouveia 1996. Introdução à Linguística Geral e Românica. Lisboa: Caminho.

Fromkin, V., R. Rodman & N. Hyams 2011. An Introduction to Language. Wadsworth, Cengage Learning.

Duarte, I. (colaboração de M. J. Freitas) 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, A. 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, M. J. & A. L. Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/APP.

Lightfoot, D. 1982. The Language Lotery. Towards a Biology of Grammars. Cambridge, Mass: MIT Press.

Mateus, M. H., A. M. Brito, I. Duarte, I. H. Faria 2003, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário e A. Villalva. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E., Mª F. Nascimento, Mª A. Mota, L. Segura e A. Mendes (2013) Gramática do Português. Lisboa: Calouste Gulbenkian.