Sumários
Conhecimento dos sons (II)
13 Outubro 2023, 11:00 • Sónia Frota
Conhecimento dos sons (II): o funcionamento dos sons na língua. Processos fonológicos.
Sílaba, aquisição da linguagem, mudança linguística, adaptação de empréstimos
12 Outubro 2023, 15:30 • Ana Maria Martins
Sílaba e aquisição da linguagem: fases de aquisição de constituintes ramificados como argumento a favor do modelo “Ataque – Rima”. Os processos fonológicos de inserção e supressão de segmentos como estratégias de simplificação da estrutura da sílaba: na aquisição da linguagem, na mudança linguística (exemplos da história da língua portuguesa) e na adaptação de empréstimos lexicais (exemplos de empréstimos do inglês ao português brasileiro e ao japonês).
Sílaba, aquisição da linguagem, mudança linguística, adaptação de empréstimos
12 Outubro 2023, 11:00 • Ana Maria Martins
Sílaba e aquisição da linguagem: fases de aquisição de constituintes ramificados como argumento a favor do modelo “Ataque – Rima”. Os processos fonológicos de inserção e supressão de segmentos como estratégias de simplificação da estrutura da sílaba: na aquisição da linguagem, na mudança linguística (exemplos da história da língua portuguesa) e na adaptação de empréstimos lexicais (exemplos de empréstimos do inglês ao português brasileiro e ao japonês).
Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Sistemas de representação escrita da linguagem. Relação entre grafia e som. O Alfabeto Fonético Internacional.
11 Outubro 2023, 14:00 • Marina Vigário
Início da caracterização do conhecimento linguístico dos falantes. Os símbolos do Alfabeto Fonético Internacional relevantes para a transcrição dos sons do Português Europeu. Pequeno exercício de transcrição fonética.
Materiais projetados, exercícios e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2023_2024_S1.html
Ainda o problema da aquisição das línguas
10 Outubro 2023, 15:30 • Ana Lúcia Santos
Duas perspetivas atuais sobre aquisição das línguas: a perspetiva construtivista e o modelo usage-based vs. a perspetiva inatista. A perspetiva inatista e o conceito de Gramática Universal. O caso de crianças diagnosticadas com Specific Language Impairment (SLI) como argumento a favor da autonomia do desenvolvimento linguístico face ao desenvolvimento cognitivo.
Várias situações de aquisição: aquisição de L1 vs. L2; aquisição monolingue e bilingue (questões gerais). Efeitos de idade de primeira exposição à língua e a discussão mais geral sobre período crítico e períodos sensíveis para o desenvolvimento de diferentes aspetos do conhecimento linguístico.