Sumários
Ambiguidade sintático-semântica
30 Novembro 2023, 11:00 • Ana Maria Martins
Ambiguidade como propriedade caracterizadora da linguagem humana. Diferentes tipos de ambiguidade. A interface sintaxe-semântica: ambiguidade de escopo (quantificadores); ambiguidade referencial (dependências referenciais); ambiguidade estrutural e interpretação semântica.
As palavras em combinação: o conhecimento sintático. As unidades básicas da sintaxe. Constituintes imediatos e constituintes principais da frase. Testes para a identificação de constituintes sintáticos – elementos introdutórios.
29 Novembro 2023, 14:00 • Marina Vigário
As palavras em combinação: o conhecimento sintático. As unidades básicas da sintaxe (palavras) e grupo natural de palavras (sintagma). Árvore sintática como reflexo da representação mental da organização das palavras na frase. Um exemplo simples de ambiguidade sintática, revelador da importância da estruturação das palavras em constituintes. Constituintes imediatos e constituintes principais da frase. Testes para a identificação de constituintes sintáticos – elementos introdutórios.
Correção detalhada do exercício sobre morfologia verbal entregue no dia 12/11 (ver página da disciplina).
Materiais projetados, exercícios e referências bibliográficas disponíveis na página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2023_2024_S1.html
O conhecimento sintático dos falantes
28 Novembro 2023, 15:30 • Ana Lúcia Santos
Intuição
dos falantes sobre ordem linear e relações entre ordem linear e estrutura
hierárquica.
Noção
de constituinte, particularmente, de constituinte principal da frase. Testes de
constituência que permitem identificar os constituintes principais da frase.
Representação em árvore de frases, identificando apenas constituintes
principais.
Exercícios e aplicações
28 Novembro 2023, 14:00 • Sónia Frota
Combinar palavras: exercícios.
Estudo da linguagem humana: aplicações
Preservar, recuperar, documentar: a diversidade das línguas.
Aquisição da linguagem
28 Novembro 2023, 14:00 • Letícia Almeida
O problema de Platão. A construção de uma gramática mental como mecanismo de aquisição de língua materna. As etapas universais de aquisição. A perceção durante o primeiro ano de vida. Os estádios ordenados observáveis em produção. O período crítico para a aquisição da linguagem. O caso das crianças bilingues e da aquisição de segunda língua.