Sumários
Informações
12 Setembro 2023, 11:00 • Sónia Frota
Receção dos alunos. Preenchimento da ficha de aluno e informações sobre a unidade curricular: página eletrónica, disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/elhumana2023/ e programa da disciplina. Foram solicitadas aos alunos duas tarefas preparatórias: o visionamento do documentário da BBC ‘A Linguagem Humana’, disponível na página de internet da disciplina, e o visionamento da entrevista da docente dada ao canal de YouTube ‘The Dissenter’.
O Estudo da Linguagem Humana (aula introdutória)
11 Setembro 2023, 15:30 • Ana Maria Martins
De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia,
sintaxe e semântica? Exemplos e interações.
Esta unidade curricular tem como
objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a
iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em
linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos,
que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto
(ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos
comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da
linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia,
morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança
linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística
em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados
de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de
diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias,
conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish.
2010. Linguistics: An Introduction to
Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.
Duarte, Inês (com
a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua
Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André
2008. Sintaxe do Português. Lisboa:
Caminho.
Freitas, Maria
João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e
implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa:
Colibri/Associação de Professores de Português.
Mateus, Maria
Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota,
Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho.
Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia
Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013-2020. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Avaliação
Duas provas
escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.
Datas das provas de avaliação:
1º teste:
30 de outubro
(2ª feira), das 11h às 12.30 ou das 18h às 19.30, ou 2 de novembro (5ª feira)
[cada aluno escolhe uma das datas; um aluno que falhe as duas datas pode
realizar o 1º teste numa das datas atribuídas ao 2º teste]
2º teste:
07 de dezembro (5ª feira) ou 11 de dezembro (2ª feira) [cada aluno
escolhe uma das datas]
Elementos sobre o funcionamento do ano letivo. Método de avaliação. Marcação da data dos testes. Descrição do primeiro trabalho para entrega. Breve referência a outros elementos relativos ao funcionamento da disciplina.
11 Setembro 2023, 14:00 • Marina Vigário
Elementos sobre o funcionamento do ano letivo. Breve referência à página da disciplina (e senha para abrir os documentos), bem como à ficha da disciplina disponível na página da FLUL e na página da UC, contendo informação genérica sobre o conteúdo e funcionamento da unidade curricular, a detalhar na terceira aula. Método de avaliação: Dois testes escritos, cada um representando 40% da classificação final; assiduidade, trabalhos entregues e participação de qualidade nas aulas representando 20% da classificação final.
Marcação da data dos testes escritos: 1º teste - 15 de Novembro de 2023; 2º teste - 13 de Dezembro de 2023.
Descrição do primeiro trabalho para entrega (também acessível na página da UC).
Definição do dia e horário de atendimento: quarta-feira, 16:00-17:30 e sempre que necessário (sempre mediante marcação prévia junto à docente).
Nota: Estando a Professora responsável pela UC ausente numa conferência, a aula foi dada pela investigadora Doutora Gabriela Braga.
Página da Unidade Curricular:
http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2023_2024_S1.html
O Estudo da Linguagem Humana (aula introdutória)
11 Setembro 2023, 11:00 • Ana Maria Martins
De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia,
sintaxe e semântica? Exemplos e interações.
Esta unidade curricular tem como
objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a
iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em
linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos,
que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto
(ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos
comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da
linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia,
morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança
linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística
em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados
de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de
diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias,
conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.
Bibliografia
Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish.
2010. Linguistics: An Introduction to
Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.
Duarte, Inês (com
a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua
Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André
2008. Sintaxe do Português. Lisboa:
Caminho.
Freitas, Maria
João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e
implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa:
Colibri/Associação de Professores de Português.
Mateus, Maria
Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota,
Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho.
Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia
Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013-2020. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Avaliação
Duas provas
escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.
Datas das provas de avaliação:
1º teste:
30 de outubro
(2ª feira) ou 2 de novembro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas; um
aluno que falhe as duas datas pode realizar o 1º teste numa das datas
atribuídas ao 2º teste]
2º teste:
07 de dezembro (5ª feira) ou 11 de dezembro (2ª feira) [cada aluno
escolhe uma das datas]
[A avaliação final alternativa decorrerá de 08 a 12 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt]