Sumários

Informações

12 Setembro 2023, 11:00 Sónia Frota


Receção dos alunos. Preenchimento da ficha de aluno e informações sobre a unidade curricular: página eletrónica, disponível em http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/sfrota/elhumana2023/ e programa da disciplina. Foram solicitadas aos alunos duas tarefas preparatórias: o visionamento do documentário da BBC ‘A Linguagem Humana’, disponível na página de internet da disciplina, e o visionamento da entrevista da docente dada ao canal de YouTube ‘The Dissenter’. 

A docente encontra-se com equiparação a bolseira no estrangeiro até dia 14 de Setembro, pelo que foi substituída pela Investigadora Dr. Jovana Pejovic.

O Estudo da Linguagem Humana (aula introdutória)

11 Setembro 2023, 15:30 Ana Maria Martins


De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica? Exemplos e interações.

Programa

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto (ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish. 2010. Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013-2020. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Avaliação

Duas provas escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.

Datas das provas de avaliação:

1º teste:

30 de outubro (2ª feira), das 11h às 12.30 ou das 18h às 19.30, ou 2 de novembro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas; um aluno que falhe as duas datas pode realizar o 1º teste numa das datas atribuídas ao 2º teste] 

2º teste:

07 de dezembro (5ª feira) ou 11 de dezembro (2ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]

[A avaliação final alternativa decorrerá de 08 a 12 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt]

Elementos sobre o funcionamento do ano letivo. Método de avaliação. Marcação da data dos testes. Descrição do primeiro trabalho para entrega. Breve referência a outros elementos relativos ao funcionamento da disciplina.

11 Setembro 2023, 14:00 Marina Vigário


Elementos sobre o funcionamento do ano letivo. Breve referência à página da disciplina (e senha para abrir os documentos), bem como à ficha da disciplina disponível na página da FLUL e na página da UC, contendo informação genérica sobre o conteúdo e funcionamento da unidade curricular, a detalhar na terceira aula. Método de avaliação: Dois testes escritos, cada um representando 40% da classificação final; assiduidade, trabalhos entregues e participação de qualidade nas aulas representando 20% da classificação final.

Marcação da data dos testes escritos: 1º teste - 15 de Novembro de 2023; 2º teste - 13 de Dezembro de 2023. 

Descrição do primeiro trabalho para entrega (também acessível na página da UC).

Definição do dia e horário de atendimento: quarta-feira, 16:00-17:30 e sempre que necessário (sempre mediante marcação prévia junto à docente).

 

Nota: Estando a Professora responsável pela UC ausente numa conferência, a aula foi dada pela investigadora Doutora Gabriela Braga. 


Página da Unidade Curricular: 

http://labfon.letras.ulisboa.pt/personal/mvigario/ELH/ELH2023_2024_S1.html

O Estudo da Linguagem Humana (aula introdutória)

11 Setembro 2023, 11:00 Ana Maria Martins


De que falamos quando falamos de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica? Exemplos e interações.

Programa

Esta unidade curricular tem como objetivos centrais a introdução ao estudo científico da linguagem humana e a iniciação aos métodos de trabalho e instrumentos de análise utilizados em linguística. Nos seus conteúdos programáticos incluem-se os seguintes tópicos, que não serão apresentados em sequência, mas sim articulados em torno do ponto (ii): (i) as bases biológicas da linguagem humana e os contributos dos estudos comparativos (entre línguas e variedades de uma língua) e de aquisição da linguagem para uma melhor compreensão das suas propriedades distintivas; (ii) os domínios centrais de análise linguística: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica; (iii) variação linguística e mudança linguística; (iv) prática de análise de dados linguísticos; (v) A linguística em interação com outros domínios do conhecimento. Estes tópicos serão tratados de modo a preparar os estudantes para trabalharem com dados linguísticos de diferentes tipos, tornando-os capazes de usar adequadamente metodologias, conceitos, instrumentos de análise e argumentos com fundamentação científica.

Bibliografia

Akmanjan, Adrian, Richard A. Demers, Ann K. Farmer, and Roberts M. Harnish. 2010. Linguistics: An Introduction to Language and Communication. Cambridge, Mass.: MIT Press.

Fromkin, Victoria, Robert Rodman, and Nina Hyams. 2019. An Introduction to Language. Boston, MA: Cengage. 11th edition.

Duarte, Inês (com a colaboração de Maria João Freitas). 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.

Eliseu, André 2008. Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

Freitas, Maria João, e Ana Lúcia Santos 2001. Contar (histórias de) sílabas: Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna. Lisboa: Colibri/Associação de Professores de Português.

Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte, e Isabel Hub Faria (com a colaboração de Sónia Frota, Gabriela Matos, Fátima Oliveira, Marina Vigário, Alina Villalva). 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, Eduardo B. Paiva, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Coelho da Mota, Luísa Segura, e Amália Mendes (orgs.). 2013-2020. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Avaliação

Duas provas escritas presenciais, com idêntico peso na avaliação final.

Datas das provas de avaliação:

1º teste:

30 de outubro (2ª feira) ou 2 de novembro (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas; um aluno que falhe as duas datas pode realizar o 1º teste numa das datas atribuídas ao 2º teste]

2º teste:

07 de dezembro (5ª feira) ou 11 de dezembro (2ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]

[A avaliação final alternativa decorrerá de 08 a 12 de janeiro, de acordo com o calendário académico em https://www.letras.ulisboa.pt]