Sumários
O sistema literário: o leitor como agente
18 Março 2022, 14:00 • Santiago Perez Isasi
Sessão dedicada a analisar el papel (activo) do leitor/receptor na comunicação literária. Este papel foi estudado de dois pontos de vista: deste a teoria literária (com uma aproximação às propostas da Teoria ou Estética da Recepção) e desde a prática criativa, com o estudo de obras literárias e projectos que oferecem uma estrutura ou dinâmica "aberta", que deixa opções múltiplas (e até infinitas) de leitura.
A noção de “abertura estética” de Umberto Eco
18 Março 2022, 14:00 • Margarida Madureira
Continuação da análise do soneto de A. Rimbaud, “Vogais”. A “obra aberta”. Reflexividade e opacidade poética. Experimentação linguística e vanguardas poéticas.
Textos complementares:
- Paul Verlaine, “Arte Poética”
- Guillaume Apollinaire, “Reconhece-te”
- Gastão Cruz, “Sons da linguagem”
- Sophia de Mello Breyner Andresen, “Breve encontro” e “Liberdade”
Aspectos da poesia portuguesa pós 1961: leituras de poemas de Gastão Cruz e de Ruy Belo
17 Março 2022, 09:30 • Patrícia Soares Martins
A "palávra autónoma" definida no âmbito do Formalismo Russo dos anos 20 do século XX e sua repercussão nos poetas de Poesia 61. A memória dos poetas quinhentistas nos poema de Gastão Cruz, de Camões, a Bernardim a Sá de Miranda. Proposta de leitura de "Canção Quarta" de Outro Nome ao lado do soneto de Camões "Aquela triste e leda madrugada".
O sistema literário: o texto (aberto e fechado)
17 Março 2022, 09:30 • Santiago Perez Isasi
Aspectos da poesia portuguesa pós 1961: leituras de poemas de Gastão Cruz e Ruy Belo
17 Março 2022, 08:00 • Patrícia Soares Martins
A "palávra autónoma" definida no âmbito do Formalismo Russo dos anos 20 do século XX e sua repercussão nos poetas de Poesia 61. A memória dos poetas quinhentistas nos poema de Gastão Cruz, de Camões, a Bernardim a Sá de Miranda. Proposta de leitura de "Canção Quarta" de Outro Nome ao lado do soneto de Camões "Aquela triste e leda madrugada".