Sumários

Os formalistas russos

15 Fevereiro 2022, 14:00 Margarida Madureira

Conclusão do estudo de Camões, de Almeida Garrett.

Os formalistas russos e o nascimento da teoria da literatura. Concepções divergentes do que é a literatura: R. Jakobson (literariedade, função poética) vs. V. Šklovskij (estranhamento) e J. Tynianov (facto literário).


Os estudos literários: a crítica literária

15 Fevereiro 2022, 14:00 Santiago Perez Isasi

A sessão começou com uma recapitulação e continuação de algumas das ideias relativas à teoria literária, introduzidas no final da sessão anterior.

Posteriormente, a sessão dedicada à (sub)disciplina da crítica literária, no contexto da análise das disciplinas dos estudos literários. Depois de uns apontamentos sobre possíveis definições da crítica literária e alguns dos seus limites e questionamentos, o resto da sessão esteve dedicado à análise de um excerto da "Introdução polémica" da Anatomia da crítica de Northrop Frye, assim como à discussão de algumas das questões que o texto levanta.


Pragmática da ficcionalidade III

14 Fevereiro 2022, 15:30 Rita Patrício

Leitura e discussão do ensaio "Os bosques possíveis", de Umberto Eco. 


Os estudos literários: a crítica literária

14 Fevereiro 2022, 09:30 Santiago Perez Isasi

Sessão dedicada à (sub)disciplina da crítica literária, no contexto da análise das disciplinas dos estudos literários. Depois de uns apontamentos sobre possíveis definições da crítica literária e alguns dos seus limites e questionamentos, o resto da sessão esteve dedicado à análise de um excerto da "Introdução polémica" da Anatomia da crítica de Northrop Frye, assim como à discussão de algumas das questões que o texto levanta.


Noções de periodologia

14 Fevereiro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

Noções de periodologia: o Clássicismo,  O Maneirismo, O Barrrroco, O Iluminismo, o Romantismo, o Modernismo. 

Alguns nomes e datas da poesia portuguesa do século XX , década a década.  Carlos de Oliveira e Fiama Hasse Pais Brandão: breve caracterização do percurso, da obra e da poesia.
Leitura de "Rebanho" de Pastoral (1976) de Carlos de Oliveira e de "O bucolismo deixará de ser um canto" de Fiama Hasse Pais Brandão, de Cenas Vivas (2000).