Sumários

O cânone: conceito e aplicações

7 Fevereiro 2022, 09:30 Santiago Perez Isasi

Sessão destinado ao estudo do conceito de cânone literário, os seus questionamentos e aplicações em diferentes contextos. A aula começou com uma análise de um excerto do Cânone Ocidental de Harold Bloom, concretamente da sua "Elegia em louvor do cânone", a que se seguiu uma apresentação de visões alternativas ou contrapostas sobre o mesmo tema.


A noção de mimese em Platão e Aristóteles. A écloga quinhentista de Bernardim Ribeiro .

7 Fevereiro 2022, 09:30 Patrícia Soares Martins

A noção de mimese em Platão e Aristóteles.

Para Aristóteles, na Poética, a mimese é um princípio unificador dos textos literários, mas também o princípio que, em função dos meios, modos e objecto da imitação adoptados, permite distinguir os géneros entre si.
A tradução da Poética em latim, no final do século XV, influencia profundamente as artes no Ocidente, em particular a poesia dos séculos XVI e XVII  ( o Renanscimento tardio e o Classicismo) em que se procurou imitar as "autoritas", os autores mais representativos da antiguidade. 

Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro, a viajem a Itália. A introdução em Portugal (na linha do que faziam em Itália os petrarquistas e autores de novelas pastoris, como Sannazaro) de novos géneros como a écloga, o soneto, a Canção. 

Leitura da primeira parte de uma écloga de Bernardim Ribeiro, dita "de Jano e Franco".


A noção de Mimese em Platão e Aristóteles. Modos e géneros: a écloga quinhentista .

7 Fevereiro 2022, 08:00 Patrícia Soares Martins

A noção de mimese em Platão e Aristóteles.

Para Aristóteles, na Poética, a mimese é um princípio unificador dos textos literários, mas também o princípio que, em função dos meios, modos e objecto da imitação adoptados, permite distinguir os géneros entre si.
A tradução da Poética em latim, no final do século XV, influencia profundamente as artes no Ocidente, em particular a poesia dos séculos XVI e XVII  ( o Renanscimento tardio e o Classicismo) em que se procurou imitar as "autoritas", os autores mais representativos da antiguidade. 

Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro, a viajem a Itália. A introdução em Portugal (na linha do que faziam em Itália os petrarquistas e autores de novelas pastoris, como Sannazaro) de novos géneros como a écloga, o soneto, a Canção. 

Leitura da primeira parte de uma écloga de Bernardim Ribeiro, dita "de Jano e Franco".



Camões, de Almeida Garrett: criação do poeta d'Os Lusíadas como símbolo nacional

4 Fevereiro 2022, 14:00 Margarida Madureira

Contextualização histórico-cultural. Texto e paratexto. Identidade e inovação: análise do prefácio à 1ª edição. O palimpsesto camoniano.

Texto:
  • Almeida Garrett, Camões: Prefácio à 1ª edição; Canto I, 1-2 e respectiva nota; Canto X.


Conceptualizações da literatura no século XX

4 Fevereiro 2022, 14:00 Santiago Perez Isasi

Sessão dedicada a oferecer um panorama de algumas conceptualizações da literatura no século XX, na sequência das discusões da sessão anterior, em que se apresentou um panorama semelhante até ao século XIX. Foram assim apresentadas as aproximações "científicas" ao conceito de literatura, com as propostas dos Formalistas Russos (que terão a sua continuidade na aula dedicada à Teoria da Literatura propriamente dita); a visão da literatura como acto criador e demiúrgico; e a visão da "literatura comprometida" ou "engajada", proposta entre outros por Jean-Paul Sartre.

A segunda metade da sessão esteve dedicada a comentar cinco poemas que constituem "artes poéticas" dos seus respetivos autores e autoras, e a analisar qual a concepção da literatura que deles se pode inferir.