Sumários

Text analysis and interpretation

22 Março 2017, 14:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis and interpretation of Emily Brontë's poem, "Tell me, tell me, smiling child..." - a dialogical poem. The importance of Apostrophe.
The determining importance of changes in rhythm, meter and rhyme for the interpretation of the texto.
Exercises in scanning.


Realização do primeiro exercício escrito presencial.

22 Março 2017, 10:00 Bernardo Machado Mota

Realização do primeiro exercício escrito presencial.


Mimese e representação

22 Março 2017, 08:00 Patrícia Soares Martins

Sobre a noção de ' mimesis' em Aristóteles e os conceitos a ela associados. As artes miméticas referidas na Poética e o que as diferencia entre si. Leitura de alguns parágrafos escolhidos do tratado de Aristóteles.
Roland Barthes a propósito da representação e da inadequação da linguagem e da realidade (Lição, 1978). Os estilos de representação e a representação na Modernidade.

Leitura da primeira parte do conto de Mário de Sá-Carneiro "Asas": a caracterização do artista e da arte da vanguarda.


English Meter and Rhythm. Text analysis and interpretation

17 Março 2017, 14:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

English Meter and Rhythm. How it Works.
Basic feet; types of lines according to number and type of feet. Examples.
Analysis and interpretation of the poem "Silence" by Edward Lucie-Smith. 


Leitura de textos e discussão. (Maias, caps. 6 e 9)

17 Março 2017, 10:00 Bernardo Machado Mota

Leitura de textos e discussão. (Maias)

Maias, cap. 6. Jantar no Hotel Central. A chave de interpretação dada por: Pupilas do Senhor Reitor, capítulo xviii. Maias, cap. 9: descoberta dos amores de Ega e Raquel Cohen. Confronto com Guerra e Paz, livro ii, parte i, cap. iv. O Dolohov de Harry Potter e o Dolokov da Guerra e Paz: ampliação de significado.