Sumários

O texto lírico

3 Maio 2017, 08:00 Patrícia Soares Martins

A lírica no conjunto dos modos, de acordo com o modelo tripartido que o Renascimento e o Romantismo, em particular, ajudam a fixar. As características do texto lírico. A teoria dos estratos: o esquema estrófico, o ritmo, a prosódia e o significado (W. Kayser, 1985). Leitura de "O Poeta" de Teixeira de Pascoaes.


Ekphasis in poetry

28 Abril 2017, 14:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

The notion of ekphrasis.

Analysis and interpretation of some ekphrastic poems: Anne Sexton "The Starry Night" (in relation to V. Van Gogh's homonymous poem); W. H. Auden's "Musée des Beaux Arts" (in relation to Brueghel’s "Icarus' Fall".

Difference between ekphrastic poems and descriptive / visually suggestive poems (as in D. H. Lawrence's poems "Bare Almond Trees" and "Bat").


Realização do segundo exercício escrito de avaliação.

28 Abril 2017, 10:00 Bernardo Machado Mota

Realização do segundo exercício escrito de avaliação.


As convenções do modo pastoral.

28 Abril 2017, 08:00 Patrícia Soares Martins

As convenções do modo pastoral: pastores representativos, a forma dialogada, uma concepção idealizada da natureza. os grandes temas, amorosos mas também, como em Virgílio, sociais e políticos.
A écloga renascentista de Bernardim Ribeiro: leitura e comentário da segunda écloga, de Jano e Franco.
A sextina e o soneto. Leitura do soneto de Sá de  Miranda: "O sol é grande, caem co'a calma as aves".


Text analysis and interpretation

26 Abril 2017, 14:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Correction of written test.
Analysis and interpretation of Frank O'Hara's poem "Why I am not a Painter".
From intertextuality to inter-art realtionships. Similarities between the arts. The creative process: time and change.
Reading of A. S. Byatt's text from Portraits in Fiction. Differences between verbal and visual portraits.