Sumários

Balanço final e avaliação: aula não presencial

6 Maio 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foram publicados no e-learning os resultados da avaliação e dada a oportunidade aos alunos para esclarecer qualquer dúvida sobre os mesmos (via e-mail). Foram dadas indicações sobre o exame de avaliação final alternativa do segundo semestre:

Data/horário: 3 Junho, entre as 14-16h
Formato: Teste escrito de respostas abertas
Enunciado: disponibilizado na página da disciplina (e-learning) e por e-mail (caso necessário) à hora inicial do teste
Limite de entrega dos testes: 16h, 3 Junho
Acompanhamento: por videoconferência (via Zoom) para esclarecimento de dúvidas eventuais (convite anunciado na página da disciplina da plataforma e-learning)


Apresentações individuais (continuação): aula virtual (via Zoom)

4 Maio 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentações de performances individuais e discussão posterior. 


Apresentações individuais: aula virtual (via Zoom)

29 Abril 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Apresentações de performances individuais e discussão posterior.


Preparação de uma performance individual: aula não presencial

27 Abril 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Tempo dedicado ao trabalho individual com vista à construção de uma apresentação final/performance sob o título "A minha quarentena em objectos | em 3 minutos | numa questão?". Estas apresentações foram agendadas para os dias 29 de Abril e 4 de Maio (via Zoom) e foram dadas instruções específicas sobre a estrutura, metodologias e termos de apresentação na plataforma e-learning. Esclarecimento de dúvidas via e-mail.


Questionamento social e identitário na prática dos anos 90: aula não presencial

22 Abril 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foram dadas instruções de leitura (via e-learning) sobre a prática da performance nos anos noventa, muito em particular a análise aos seguintes textos:

- Goldberg, Rosellee (2007). A arte da performance - do futurismo ao presente. Orfeu Negro (capítulo "Identidades"). 

- Schechner, Richard (1988). Theory of performance. Routledge (capítulo introdutório).

Este textos dão uma ideia do enquadramento histórico da década de 90 e sua influência na prática e estudo da Performance Art: maior questionamento social e identitário; desenvolvimento de uma arte de protesto através do corpo; maior alcance crítico (surgimento dos Estudos de Performance de Richard Schechner); influência no desenvolvimento das novas vagas europeias de dança; adaptação aos novos media (e.g. Internet).