Sumários
Balanço final e avaliação: aula não presencial
6 Maio 2020, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Foram publicados no e-learning os resultados da avaliação e dada a oportunidade aos alunos para esclarecer qualquer dúvida sobre os mesmos (via e-mail). Foram dadas indicações sobre o exame de avaliação final alternativa do segundo semestre:
Apresentações individuais (continuação): aula virtual (via Zoom)
4 Maio 2020, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentações de performances individuais e discussão posterior.
Apresentações individuais: aula virtual (via Zoom)
29 Abril 2020, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apresentações de performances individuais e discussão posterior.
Preparação de uma performance individual: aula não presencial
27 Abril 2020, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Tempo dedicado ao trabalho individual com vista à construção de uma apresentação final/performance sob o título "A minha quarentena em objectos | em 3 minutos | numa questão?". Estas apresentações foram agendadas para os dias 29 de Abril e 4 de Maio (via Zoom) e foram dadas instruções específicas sobre a estrutura, metodologias e termos de apresentação na plataforma e-learning. Esclarecimento de dúvidas via e-mail.
Questionamento social e identitário na prática dos anos 90: aula não presencial
22 Abril 2020, 14:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Foram dadas instruções de leitura (via e-learning) sobre a prática da performance nos anos noventa, muito em particular a análise aos seguintes textos:
- Goldberg, Rosellee (2007). A arte da performance - do futurismo ao presente. Orfeu Negro (capítulo "Identidades").
- Schechner, Richard (1988). Theory of performance. Routledge (capítulo introdutório).
Este textos dão uma ideia do enquadramento histórico da década de 90 e sua influência na prática e estudo da Performance Art: maior questionamento social e identitário; desenvolvimento de uma arte de protesto através do corpo; maior alcance crítico (surgimento dos Estudos de Performance de Richard Schechner); influência no desenvolvimento das novas vagas europeias de dança; adaptação aos novos media (e.g. Internet).