Sumários

A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político nos anos 70: aula virtual (via Zoom)

25 Março 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico-cultural e sua ligação aos elementos centrais de construção estética neste período. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético (exemplos da prática de Chris Burden); a arte carnal (exemplos da prática e teoria de ORLAN); a escultura viva de Gilbert & George; exploração dos modos de relação do corpo com o espaço (exemplo do "Man walking down the side of a building" de Trisha Brown, 1970); a recuperação de práticas rituais (o Orgien Mysterien Theater de Herman Nitsch e "Meat Joy" de Carolee Schneeman, 1964). O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson. Comunicação dos ajustes ao programa da cadeira e alternativas de avaliação. 


A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político nos anos 70: aula não presencial (continuação)

23 Março 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foi dado este tempo aos alunos para prosseguirem a sua investigação com vista ao trabalho individual sobre um artista/prática performática dos anos 70. Esclarecimento de dúvidas via e-mail.


A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político nos anos 70 (aula não presencial)

18 Março 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foram dadas indicações de leitura aos alunos (via e-learning), bem como sugestões de pesquisa individual sobre o enquadramento histórico de contra-cultura dos anos 70 (especialmente nos EUA) e sua ligação à prática artística nesse período. Foi ainda pedido (pela mesma via) a entrega de trabalhos individuais sobre um artista ou uma performance particular associada a este tempo.


A performance como processo inacabado: exemplos do movimento Fluxus  (aula não presencial)

16 Março 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foi proposto aos alunos (via e-learning) que realizassem uma pesquisa individual e experimentações práticas (a partir de casa) inspiradas nos Event Scores do "Grapefruit" - obra de Yoko Ono, artista do movimento Fluxus.



A arte revolucionária de Joseph Beuys (aula não presencial)

11 Março 2020, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Foram dadas indicações (via e-learning) de pesquisa aos alunos sobre o trabalho de Joseph Beuys e a sua ideia de arte revolucionária, nomeadamente a visualização de um documentário sobre o artista (disponível na RTP Play) e a leitura dos textos disponibilizados na plataforma da cadeira.