Sumários

Noção de "ready-made" no contexto da performance

2 Abril 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Breve introdução sobre o conceito de ready-made (Marcel Duchamp) e apresentação de exemplos no contexto da performance. Exercício individual de procura, construção e apresentação de um ready-made. Discussão em torno dos resultados.


A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político: anos 70 (continuação)

28 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson. As questões de género e os estilos de vida na performance dos anos 70: exemplos da prática. A influência da performance no teatro: o Teatro Imagem de Robert Wilson; o Ontological-Hysteric Theatre de Richard Foreman e o teatro revolucionário dos Living Theatre. Visualização e escuta de recursos audiovisuais e discussão posterior.


Consciência do corpo e da corporalidade: corpo privado e corpo público

26 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício corporal em movimento lento associado a uma tarefa quotidiana: sensação de equilíbrio, relação com outras forças (gravidade, som, obstáculos físicos), heterogeneidades corporais, relações possíveis entre o movimento do corpo e o movimento do pensamento. Discussão sobre a experiência. Performance pública colectiva num corredor da faculdade - "Marcha ao ralenti".


A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político: anos 70

21 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Enquadramento histórico-cultural e sua ligação aos elementos centrais de construção estética neste período. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético (exemplos da prática de Chris Burden); a arte carnal (exemplos da prática e teoria de ORLAN); a escultura viva de Gilbert & George; exploração dos modos de relação do corpo com o espaço (exemplo do "Man walking down the side of a building" de Trisha Brown, 1970); a recuperação de práticas rituais (o Orgien Mysterien Theater de Herman Nitsch e "Meat Joy" de Carolee Schneeman, 1964). 


A arte revolucionária de Joseph Beuys

19 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, noção de "escultura social", aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade). Visualização de excerto de "I love America and America loves me" (1974) e discussão posterior.  Exercício individual de construção de uma performance de "Apresentação ao mundo", tomando como ponto de partida criativo objectos pessoais. Discussão colectiva em torno das performances apresentadas: dispositivos e linguagens utilizadas; relação com o espaço; formas de agenciamento da experiência performativa e perspectivas de recepção estética, política e/ou cultural; o questionamento do Eu (performer) como forma de questionamento do Outro (espectador participante).