Sumários

Corpo objecto e corpo sujeito: duas formas de relação com o Outro

14 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício a pares ("guiar o cego") de confiança e entrega corporal, usando todo o Campus como lugar performativo e os transeuntes como participantes/espectadores do exercício: experiência de dessubjectivação do corpo. Discussão colectiva sobre o exercício. Marcação do 2º teste: 16 Abril.


Aula de teste

12 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º teste escrito.


A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra na Europa

7 Março 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Algumas manifestações performativas fundamentais do período pós-guerra na Europa: o Teatro do Vazio de Yves Klein, a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening de Tadeusz Kantor. Visualização das Antropometrias do Período Azul, de Yves Klein (1960) e posterior discussão. Balanço sobre as transformações fundamentais trazidas pelo pós-guerra sobre a forma de encarar a arte (Modernismo vs Pós-Modernismo). Esclarecimento de dúvidas sobre o teste.


A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra nos E.U.A.

28 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O cunho libertário do movimento Fluxus e o seu posicionamento "anti-arte": a importância de Yoko Ono e exemplos da sua prática (visualização de Cut Pieces, 1964). A influência da performance na dança: trabalho pioneiro do Dancer's Workshop Company, de Anna Halprin.  A origem do Judson Dance Theater, sua atitude de "negação" da dança e repercussão no mundo da performance: protagonistas principais e exemplos da prática. Introdução ao "exercício da pedra" (deslocação de um objecto da sua função primordial).


Escolas de referência na construção de um conceito de performance

26 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O Teatro Laboratório do Black Mountain College. Noções de acaso e indeterminação em John Cage e Merce Cunningham, e discussão em torno de algumas das suas performances. A proliferação da performance no período pós-guerra: exemplos variados da prática. Os happenings de Allan Kaprow.