Sumários

Movimentos precursores da performance: construtivismo russo

21 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Aula orientada por Vera San Payo Lemos sobre as manifestações performativas no construtivismo russo: enquadramento histórico, principais protagonistas (Tchekov/Stanislavski, Meyerhold, Maiakovski), premissas estéticas e políticas (as teses da Blusa Azul, Teatro Agit-Prop), exemplos da prática. 


O performer enquanto sujeito de enunciação

19 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício prático dirigido por Gisela Dória (pós-doutoranda em Estudos de Teatro): construção de um "currículo" profissional através de um jogo de associação livre. Discussão sobre as questões associadas à performatização do Eu.


Movimentos precursores da performance: dadaísmo (cont.) e surrealismo

14 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A importância da performance nos movimentos dadaísta e surrealista. Visualização de vídeos e discussão colectiva sobre o "Magic Bishop", de Hugo Ball (reconstituição) e "Salvador Dali on 'What's my line?'" (1954). Introdução ao contexto histórico, missão, motivações artísticas e principais protagonistas da Bauhaus: a Teoria da Performance segundo Oskar Schlemmer e o Teatro Total de Walter Gropius e Moholy-Nagy.


Movimentos precursores da performance: movimento dada

12 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício de apresentação de um manifesto pessoal. Manifestações performativas no dadaísmo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas , exemplos da prática. Visualização de vídeos e discussão colectiva.


Movimentos precursores da performance: futurismo

7 Fevereiro 2019, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A performance enquanto função artística: movimentos precursores. Manifestações performativas no futurismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos e posterior discussão colectiva.