Sumários

Performance e cultura popular: anos 80

22 Novembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Visualização de Imponderabilia (Marina Abramovic & Ulay, 1977) e escuta de testemunho da criadora Abramovic sobre a performance The Great Wall Walk (Marina Abramovic & Ulay, 1988): consideração do trabalho da artista enquanto exemplo paradigmático da transição da década de 70 para a década seguinte. Discussao em torno do artigo de Josette Féral: "What is left of Performance Art? Autopsy of a Function, Birth of a Genre" (1992). A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística; atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada; integração da performance nos géneros artísticoas de origem (teatro, dança, música) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas); surgimento de uma "nova performance" mais sofisiticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista.

A arte da performance em Portugal: dos anos 60 aos 80

17 Novembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Breve introdução à performance portuguesa dos anos 60 aos 80: contexto histórico-cultural, primeiros eventos, correntes experimentais, circuitos de acolhimento e de programação, protagonistas principais (e.g. Ernesto de Sousa; Egídio Álvaro; Jorge Peixinho; Ernesto Melo e Castro; Ana Hatherly; João Vieira) e exemplos da prática.

O corpo em movimento enquanto forma de percepção do espaço público

15 Novembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Exercício colectivo em torno das Marche au ralenti, de ORLAN: percepção do corpo em movimento; apropriação e redefinição do espaço público; a permeabilidade estética e crítica da performance artística; a relação indistinta entre performers e participantes; a duração enquanto factor de reconhecimento e experiência do mundo.

A expansão da performance enquanto forma privilegiada de questionamento social e político nos anos 70

10 Novembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson (visualização de Songs for lines, songs for waves, 1977); as questões de género nas performances de Martha Wilson & Jacki Apple (e.g. Claudia, 1973) e em Carolee Schneeman (e.g. Interior Scroll, 1975); a indiferenciação entre o fazer artístico e os estilos de vida (e.g. Bed in, 1969 de John Lennon & Yoko Ono). As influências da Performance Art no Teatro: o teatro-imagem de Bob Wilson; o Ontological-Hysterical Theatre de Richard Foreman e a prática activista dos Living Theatre.

Caminhar enquanto forma de reconhecimento estético e crítico do espaço

8 Novembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Aula conduzida pela investigadora convidada Maíra Santos (Centro de Estudos de Teatro) sobre as práticas de caminhada enquanto forma de reconhecimento e perscrutação crítica e estética da pólis: movimentos fundadores (dadaísmo, surrealismo e situacionismo), teoria da deriva e do flâneur. Exercício prático de activação das possibilidades de criar e despertar outras sensibilidades de fruição e apropriação do espaço.