Sumários

A consolidação da performance enquanto género artístico: anos 70 (cont.)

3 Novembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


O conceito de arte carnal de ORLAN e a noção de Escultura Viva por Gilbert & George. Aproximação da dança à performance art nos anos 70: a problematização do corpo na sua relação com o espaço nos primeiros trabalhos de Trisha Brown. As práticas rituais como elemento de construção performática: exemplo das aktionen de Hermann Nitsch (Das Orgien Mysterien Theater). Visualização de Meat Joy, de Carolee Schneemann (1964) e discussão posterior.

A consolidação da performance enquanto género artístico: anos 70

27 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


A disseminação da performance como género artístico nos anos 70: contexto histórico-cultural e elementos centrais de construção estética. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético na prática de Chris Burden. Introdução à noção de Programa Performativo de Eleonora Fabião. Agendamento do 2º teste escrito: 24 de Novembro.

Aula de teste

25 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


1º teste escrito.

A arte revolucionária de Joseph Beuys

20 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, noção de escultura social, aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade), libertação de forças biográficas na performance, exemplos da prática. Visualização do vídeo I like America and America likes me (1974) e discussão posterior.

A performance enquanto forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra na Europa

18 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Tendências da produção artística contemporânea no período pós-guerra na Europa: contexto histórico, o Teatro do Vazio de Yves Klein e suas manifestações performáticas (e.g.  Antropometrias do Período Azul, 1960), a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening/morete/zero de Tadeusz Kantor (tomando como exemplo central a performance Panorâmico do mar, 1967). Exercício prático em torno dos Event Scores de Yoko Ono.