Sumários
A performance enquanto forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra nos E.U.A.
13 Outubro 2023, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Dimensão sensorial da performance: o contexto espacial para além da visão
11 Outubro 2023, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Visualização e análise do vídeo "What's my line with Salvador Dali" (1957). Exercício a pares ("guiar o cego") de confiança e escuta corporal, usando todo o Campus como lugar performativo e os transeuntes como participantes/espectadores do exercício: dimensões de percepção da experiência. Discussão colectiva sobre o exercício.
Escolas de referência na construção de um conceito de performance
6 Outubro 2023, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao contexto histórico, missão, motivações artísticas e principais protagonistas da Bauhaus: a teoria da performance segundo Oskar Schlemmer e o Teatro Total de Walter Gropius e Moholy-Nagy. O Teatro Laboratório da Black Mountain College. Introdução às ideias e trabalho de John Cage: noções de acaso e indeterminação (chance operations), o Untitled event (1952, Black Mountain College), manifesto artístico, a percepção do silêncio, a música enquanto processo de "organização de sons", e discussão em torno da performance 4'33'' (1952).
O contexto de apresentação enquanto matéria de exploração artística
4 Outubro 2023, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Breve introdução às ideias e ao trabalho de Marcel Duchamp: ligação ao Dada, noção de ready-made, o fazer-artístico enquanto processo de escolha, o quotidiano enquanto matéria de construção artística, arte conceptual, exemplos de trabalhos do autor. Exercício em grupos de procura, selecção e apresentação de um ready-made no edifício da Faculdade. Discussão em torno dos resultados.
Movimentos precursores da performance: dada e surrealismo
29 Setembro 2023, 09:30 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Manifestações performáticas no dadaísmo: enquadramento histórico, protagonistas (e.g. Hugo Ball, Emmy Hennings, Tristan Tzara, Richard Huelsenbeck, Georg Groz), premissas estéticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos (e.g. "Karawane", de Hugo Ball) e discussão colectiva. O aparecimento do movimento surrealista: o fim do Dada, manifesto surrealista, protagonistas (e.g. Guillaume Appolinaire, André Breton, Jacques Vaché), o surrealismo como linguagem criativa.