Sumários

A performance enquanto forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra nos E.U.A.

13 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente



Introdução aos happenings de Alan Kaprow: a influência de John Cage, premissas conceptuais, relação consideração dos espectadores como participantes, esbatimento da relação arte-vida, o quotidiano como matéria de exploração artística. O cunho libertário do movimento Fluxus e o seu posicionamento "anti-arte": a importância de Yoko Ono e exemplos da sua prática. Visualização de Cut Piece (Yoko Ono, 1965) e discussão posterior..

Dimensão sensorial da performance: o contexto espacial para além da visão

11 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Visualização e análise do vídeo "What's my line with Salvador Dali" (1957). Exercício a pares ("guiar o cego") de confiança e escuta corporal, usando todo o Campus como lugar performativo e os transeuntes como participantes/espectadores do exercício: dimensões de percepção da experiência. Discussão colectiva sobre o exercício.

Escolas de referência na construção de um conceito de performance

6 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Introdução ao contexto histórico, missão, motivações artísticas e principais protagonistas da Bauhaus: a teoria da performance segundo Oskar Schlemmer e o Teatro Total de Walter Gropius e Moholy-Nagy. O Teatro Laboratório da Black Mountain College. Introdução às ideias e trabalho de John Cage: noções de acaso e indeterminação (chance operations), o Untitled event (1952, Black Mountain College), manifesto artístico, a percepção do silêncio, a música enquanto processo de "organização de sons", e discussão em torno da performance 4'33'' (1952). 

O contexto de apresentação enquanto matéria de exploração artística

4 Outubro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Breve introdução às ideias e ao trabalho de Marcel Duchamp: ligação ao Dada, noção de ready-made, o fazer-artístico enquanto processo de escolha, o quotidiano enquanto matéria de construção artística, arte conceptual, exemplos de trabalhos do autor. Exercício em grupos de procura, selecção e apresentação de um ready-made no edifício da Faculdade. Discussão em torno dos resultados.

Movimentos precursores da performance: dada e surrealismo

29 Setembro 2023, 09:30 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Manifestações performáticas no dadaísmo: enquadramento histórico, protagonistas (e.g. Hugo Ball, Emmy Hennings, Tristan Tzara, Richard Huelsenbeck, Georg Groz), premissas estéticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos (e.g. "Karawane", de Hugo Ball) e discussão colectiva. O aparecimento do movimento surrealista: o fim do Dada, manifesto surrealista, protagonistas (e.g. Guillaume Appolinaire, André Breton, Jacques Vaché), o surrealismo como linguagem criativa.