Sumários
Boaventura de Bagnoregio entre o objectivismo e o subjectivismo estéticos
12 Março 2019, 17:00 • Filipa de Almeida Afonso
Boaventura de Bagnoregio entre o objectivismo e o subjectivismo estéticos: a aplicação da definição de belo enquanto aequalitas numerosa à Trindade, ao Verbo Divino, à criação; aequalitas numerosa e o deleite estético; o itinerário da alma para Deus como processo de embelezamento.
Estrutura geral da Poética
12 Março 2019, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Aula suplementar 18 Março – Marcada a sala PN10, 10h-12h.
Leitura recomendada: Sófocles, Édipo-Rei
Édipo Rei - Filme 1967 - AdoroCinema
www.adorocinema.com › Filmes em cartaz › Todos os filmes › Filmes de Drama
Um filme de Pier Paolo Pasolini com Pier Paolo Pasolini, Franco Citti, Alida ... Baseado na tragédia clássica de Sófocles, Édipo (Franco Citti), ...
Sobre a regra das “três unidades”
Hitchcock, The Rope
https://www.youtube.com/watch?v=93Gpm6kLZLk
Obras de carácter geral e introdutório
France Farago, L'art, Paris, Armand Colin, 1998, trad, port. A Arte, Porto, Porto Editora, 2002.
Raymond Bayer, Histoire de l'Esthétique, Paris, Armand Colin, 1961, trad. port. História da Estética, Lisboa, Ed. 70, diversas edições.
David Cooper (ed.), A Companion to Aesthetics. Oxford/Cambridge (USA), Blackwell, 1996.
Dizionario di estetica. A cura di Gianni Carchia e Paolo d’Angelo, Roma-Bari, La¬terza, 1999, há trad. port.: Dicionário de Estética.
Jean Lacoste, La Philosophie de l'art, Paris, PUF, 1981
Sobre Platão
Pierre Maxime Schuhl, Platon et l'art de son temps. Paris, F. Alcan, 1933.
Léon Robin, La théorie platonicienne de l'amour. Paris, PUF, 1964.
Erwin Panofsky, Idea. Ein Beitrag zur Begriffsgeschichte der älteren Kunsttheorie. Berlin, W. Volker Spiess, 1985, 5ª ed; trad. franc.; Idea. Contribution à l'histoire du con¬cept de l'ancienne théorie de l'art. Paris, Gallimard, 1983; múltiplas traduções.
José Pedro Serra, Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa, Gulbenkian, 2006.
Warner Jaeger, Paideia (múltiplas edições)
Sobre Aristóteles
Paul Ricœur, La métaphore vive. Paris, Seuil, 1975 (1º estudo); trad.port. A metáfora viva.
---, Temps et récit, Paris, Seuil, 1975, 1983, vol. I ( I. 1. e 2.); trad.port. Tempo e Narrativa.
Stephen Halliwell, diversos estudos sobre a Poética (na Bib FLUL)
António Freire, A catarse em Aristóteles (Bib FLUL)
José Pedro Serra, Pensar o Trágico. Categorias da Tragédia Grega, Lisboa, Gulbenkian, 2006.
Umberto Eco, O Nome da Rosa
Estrutura geral da Poética
Caps. 1-3: arte poética e mimèsis
• Meios (por meio de quê): ritmo/ metro/ palavras / canto: imitação poética
cores /sons /figuras: imitação não poética
• Objecto (o quê): acções: de homens bons ou maus: tragédia e epopeia / comédia
• Modo (como): narração (epopeia) ou drama (tragédia e comédia)
*Cap. 4: Causas naturais da imitação; fonte de conhecimentos / e prazer
(prazer do reconhecimento # prazer imediato, sensitivo/ agradável
Arte como imitação da natureza (physis), Física II, 2, 194a 21;
II, 8, 199a 15: “a technè termina (realiza) o que a natureza não pôde levar a cabo”.
Mimèsis como processo, transposição para o plano da arte
Caps. 4-5: comparação dos géneros (comédia/epopeia/ tragédia)
Caps. 6-18: a poièsis trágica
1449b 20 e ss.
* Cap. 6: definição de tragédia, os elementos da composição
• objecto: a história/mito/ enredo (muthos, pl. muthoi) / os caracteres (ethos, pl. ethè) / o pensamento (dianoia)
• meios: a expressão, ou elocução (lexis) / música ou o canto (melopoiia)
• modo: o espectáculo (opsis)
sustasis = estruturação
*Cap. 7: Exigências normativas: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.
A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo
* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”
*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão
Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa
*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)
Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)
*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.
15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância
16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa
17: recapitulação: o esquema da tragédia
18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo
Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia
23-24: relação entre tragédia e epopeia
26: superioridade da tragédia
*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)
Boaventura de Bagnoregio entre o objectivismo e o subjectivismo estéticos
26 Fevereiro 2019, 17:00 • Filipa de Almeida Afonso
Aristóteles e as raízes da Teoria da Arte: a teoria da catarse das paixões (temor e compaixão).
Boaventura de Bagnoregio entre o objectivismo e o subjectivismo estéticos: a definição de belo ( aequalitas numerosa); estética da luz e estética da proporção; estética expressiva.A mimèsis em O Sofista
26 Fevereiro 2019, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
A mimèsis em O Sofista
O método da diairesis
219 a - 221 c
technai →da aquisição →troca / captura →caça
→da produção (poiètikè)
264 c- 268d
artes da produção (poiètikè)→ produção divina → realidade (mundo)
→ imagens (sonhos)
→ produção humana → realidade (coisas, entes)
→ imagens (eidolon / pl. eidola)
A reabilitação da imagem-cópia
232 b-235 c
produção humana de imagens (arte mimética)
→ cópia (eicastikè technè).
→ simulacro (phantastikè technè)
Cópia: eikôn (ícone)
Simulacro (phantasma)
Duplo critério: o bom modelo e a boa imitação.
Walter Benjamin, A obra de arte na era da sua reproductibilidade técnica
Jean Baudrillard, Simulacros e Simulação
Saramago, A caverna
Aula suplementar:
Segunda – feira 10-12h 18 Março
Estética de Aristóteles
19 Fevereiro 2019, 17:00 • Filipa de Almeida Afonso
Aristóteles e as raízes da Teoria da Arte: a génese da obra como questão filosófica; mimesis, verdade e verosimilhança na teoria da obra.