Sumários

Kant e a radicação subjectiva da Estética

26 Março 2019, 17:00 Filipa de Almeida Afonso

Kant e a radicação subjectiva da Estética: o segundo momento da análise do juízo de gosto (a validade universal subjectiva do juízo de gosto); o terceiro momento da análise do juízo de gosto (o princípio a priori da conformidade a fins sem fim); o quarto momento da análise do juízo de gosto (a necessidade subjectiva do juízo de gosto); a estética do sublime; a bela arte e o génio; ideias estéticas e ideias da razão.


TESTE + PRÉMIO PROF. DOUTOR JOAQUIM CERQUEIRA GONÇALVES

26 Março 2019, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão

ESTÉTICA – 2018-2019

Docente: Adriana Veríssimo Serrão

 

1.º Exercício – Março de 2019.

Deverá localizar todas as referências textuais e bibliográficas.

Critérios de classificação: nível do conhecimento, organização formal das respostas, clareza e correcção da expressão, maturidade de pensamento e espírito crítico.

 

I.

 Escolha um dos seguintes temas (1 ou 2):

 

1. A concepção da beleza em Platão e Aristóteles.

2. A colocação do problema estético em Platão e Aristóteles.

 

– Seleccione duas passagens dos textos, que considere relevantes para a elucidação do tema.

– Transcreva-as e elabore um comentário dessas passagens.

– Justifique a sua escolha.

– Redija uma síntese comparativa, salientando contrastes e semelhanças entre ambas.

 

 II.

Escolha, de cada grupo (1 e 2), um dos temas propostos.

Apresente, para cada tema, uma breve e concisa explicitação.

 

1. Platão.

Ilusão e verdade das imagens.

A função estética de eros.

2. Aristóteles.

A poesia é mais filosófica do que a história.

Metaforizar bem é percepcionar as semelhanças.

 

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PRÉMIO PROF. DOUTOR JOAQUIM CERQUEIRA GONÇALVES

 

PARA ALUNOS DO 1.º CICLO/ CURSOS DE LICENCIATURA

 

Regulamento

 

Artigo 1 (Objecto)

O Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves é instituído anualmente pela Revista Philosophica e tem como objectivos a promoção e o reconhecimento do trabalho de estudantes do 1º ciclo que se debrucem sobre temáticas filosóficas ou que abordem filosoficamente temas de qualquer outra área disciplinar.

 

Artigo 2 (Condições de admissão)

Podem concorrer ao Prémio os alunos inscritos num dos cursos de licenciatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Artigo 3 (Prémio)

O Prémio consiste na publicação do trabalho premiado no número de Novembro da Revista Philosophica. O autor do trabalho premiado terá ainda direito a uma colecção de livros do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

 

Artigo 4 (Características dos trabalhos)

Os trabalhos a concurso deverão ter sido aprovados numa qualquer disciplina dos cursos de 1º ciclo da FLUL e deverão obedecer às seguintes especificações:

a) versar sobre uma temática de cariz filosófico ou apresentar uma abordagem filosófica relativamente a um assunto de qualquer outra área disciplinar;

b) ter um máximo de 15 páginas A4, redigidas com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 de entrelinha;

c) ser enviados em formato Word ou PDF, sem qualquer elemento de identificação do seu autor nas páginas do texto.

 

Artigo 5 (Prazo e modo de submissão dos trabalhos)

a) Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 15 de Julho de cada ano lectivo, para o seguinte endereço electrónico: philosophica@letras.ulisboa.pt

b) O nome do ficheiro deverá corresponder unicamente ao título do trabalho.

c) A identificação do autor deverá ser feita no corpo da mensagem electrónica à qual o trabalho é anexado e deverá conter o nome completo do autor; o curso que frequenta; a disciplina na qual o trabalho foi aprovado, o nome do Professor responsável pela disciplina e o título do trabalho enviado.

d) Os autores serão notificados via e‑mail da boa recepção da candidatura e dos textos relativos à mesma.

  

Artigo 6 (Júri)

O Júri será constituído pelos membros do Conselho De Redacção da Revista Philosophica, sendo presidido pelo seu Director.

 

Artigo 7 (Deliberações do Júri)

a) O Júri delibera com total independência e em plena liberdade de critério, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente do Júri o voto de qualidade.

b) O Júri atribuirá o Prémio ao trabalho concorrente que considerar de maior mérito científico, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada e ficar registada em acta.

c) A decisão do Júri é definitiva e não susceptível de apelo.

d) Os trabalhos que não cumpram os critérios especificados no artigo 3 do presente regulamento ou que sejam enviados fora do prazo não serão alvo de apreciação por parte do Júri.

e) Se as obras concorrentes não apresentarem a qualidade exigida, o Júri poderá deliberar não atribuir o Prémio.

 

Artigo 8 (Disposições finais)

a) A candidatura ao Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves implica a aceitação do presente Regulamento.

b) Os casos omissos serão deliberados pelo Conselho De Redacção da Revista Philosophica.

c) A aceitação do regulamento deste concurso implica a aceitação das normas de funcionamento da revista Philosophica, cujo regulamento geral e normas de publicação prevalecem sobre o presente documento, excepto nas situações especificadas neste último.

 

  

Adriana Veríssimo Serrão

Directora da revista Philosophica


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Aqui vai o link para o PDF do On Modern Art, de Paul Klee.

https://monoskop.org/images/6/66/Klee_Paul_On_Modern_Art.pdf

 

 

 

 

 


Kant e a radicação subjectiva da Estética:

19 Março 2019, 17:00 Filipa de Almeida Afonso

Kant e a radicação subjectiva da Estética: o juízo de gosto e o juízo cognitivo; o primeiro momento da análise do juízo de gosto (o carácter desinteressado do prazer estético); o segundo momento da análise do juízo de gosto (a validade universal subjectiva do juízo de gosto). 


*21-22: Nome, metáfora e dizer poético

19 Março 2019, 14:00 Adriana Veríssimo Serrão



Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia

19: pensamento (retórica), lexis (actor)

20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado

*21-22: Nome, metáfora e dizer poético


Poética e Linguagem

 --Teoria da metáfora (cap. 21-22): “bem metaforizar é ver (theorein) o semelhante” (1459a 4-8)

1. - do género à espécie: o meu barco parou / o meu barco está ancorado

2. - da espécie ao género: Ulisses realizou dez mil façanhas / Ulisses realizou um grande número

3. da espécie à espécie dentro de um género comum: (tirar):

Arrancando a vida com a brônzea espada

Cortando com o bronze indestrutível

4.- por analogia

- quando falta o termo

- por negação ou privativa

 


Aula  suplementar 18 Março –

18 Março 2019, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

*Cap. 7: Exigências normativas /formais: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.

A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo

 

sustasis = estruturação

 

* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”

*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão

 

Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa

*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)

Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)

 

 

*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.

 

 

PROPOSTAS DA TURMA: libertação/atenuação … /compensação, projecção/ …

 

15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância

16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa

17: recapitulação: o esquema da tragédia

18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo

 

Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia

19: pensamento (retórica), lexis (actor)

20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado

*21-22: Nome, metáfora e dizer poético

 

Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia

23-24: relação entre tragédia e epopeia

26: superioridade da tragédia

*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)



 

 

INDICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO ESCRITO

 

O exercício incide sobre os tópicos leccionados de Platão e Aristóteles.

Serão propostos vários temas, cuja resposta deverá ter por base o comentário e interpretação dos textos estudados: Hípias Maior, Banquete, Sofista e Poética.

Os alunos deverão trazer estes textos.