Sumários
Kant e a radicação subjectiva da Estética
26 Março 2019, 17:00 • Filipa de Almeida Afonso
Kant e a radicação subjectiva da Estética: o segundo momento da análise do juízo de gosto (a validade universal subjectiva do juízo de gosto); o terceiro momento da análise do juízo de gosto (o princípio a priori da conformidade a fins sem fim); o quarto momento da análise do juízo de gosto (a necessidade subjectiva do juízo de gosto); a estética do sublime; a bela arte e o génio; ideias estéticas e ideias da razão.
TESTE + PRÉMIO PROF. DOUTOR JOAQUIM CERQUEIRA GONÇALVES
26 Março 2019, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
ESTÉTICA – 2018-2019
Docente: Adriana Veríssimo Serrão
1.º Exercício – Março de 2019.
Deverá localizar todas as referências textuais e bibliográficas.
Critérios de classificação: nível do conhecimento, organização formal das respostas, clareza e correcção da expressão, maturidade de pensamento e espírito crítico.
I.
Escolha um dos seguintes temas (1 ou 2):
1. A concepção da beleza em Platão e Aristóteles.
2. A colocação do problema estético em Platão e Aristóteles.
– Seleccione duas passagens dos textos, que considere relevantes para a elucidação do tema.
– Transcreva-as e elabore um comentário dessas passagens.
– Justifique a sua escolha.
– Redija uma síntese comparativa, salientando contrastes e semelhanças entre ambas.
II.
Escolha, de cada grupo (1 e 2), um dos temas propostos.
Apresente, para cada tema, uma breve e concisa explicitação.
1. Platão.
Ilusão e verdade das imagens.
A função estética de eros.
2. Aristóteles.
A poesia é mais filosófica do que a história.
Metaforizar bem é percepcionar as semelhanças.
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PRÉMIO PROF. DOUTOR JOAQUIM CERQUEIRA GONÇALVES
PARA ALUNOS DO 1.º CICLO/ CURSOS DE LICENCIATURA
Regulamento
Artigo 1 (Objecto)
O Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves é instituído anualmente pela Revista Philosophica e tem como objectivos a promoção e o reconhecimento do trabalho de estudantes do 1º ciclo que se debrucem sobre temáticas filosóficas ou que abordem filosoficamente temas de qualquer outra área disciplinar.
Artigo 2 (Condições de admissão)
Podem concorrer ao Prémio os alunos inscritos num dos cursos de licenciatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Artigo 3 (Prémio)
O Prémio consiste na publicação do trabalho premiado no número de Novembro da Revista Philosophica. O autor do trabalho premiado terá ainda direito a uma colecção de livros do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Artigo 4 (Características dos trabalhos)
Os trabalhos a concurso deverão ter sido aprovados numa qualquer disciplina dos cursos de 1º ciclo da FLUL e deverão obedecer às seguintes especificações:
a) versar sobre uma temática de cariz filosófico ou apresentar uma abordagem filosófica relativamente a um assunto de qualquer outra área disciplinar;
b) ter um máximo de 15 páginas A4, redigidas com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 de entrelinha;
c) ser enviados em formato Word ou PDF, sem qualquer elemento de identificação do seu autor nas páginas do texto.
Artigo 5 (Prazo e modo de submissão dos trabalhos)
a) Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 15 de Julho de cada ano lectivo, para o seguinte endereço electrónico: philosophica@letras.ulisboa.pt
b) O nome do ficheiro deverá corresponder unicamente ao título do trabalho.
c) A identificação do autor deverá ser feita no corpo da mensagem electrónica à qual o trabalho é anexado e deverá conter o nome completo do autor; o curso que frequenta; a disciplina na qual o trabalho foi aprovado, o nome do Professor responsável pela disciplina e o título do trabalho enviado.
d) Os autores serão notificados via e‑mail da boa recepção da candidatura e dos textos relativos à mesma.
Artigo 6 (Júri)
O Júri será constituído pelos membros do Conselho De Redacção da Revista Philosophica, sendo presidido pelo seu Director.
Artigo 7 (Deliberações do Júri)
a) O Júri delibera com total independência e em plena liberdade de critério, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente do Júri o voto de qualidade.
b) O Júri atribuirá o Prémio ao trabalho concorrente que considerar de maior mérito científico, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada e ficar registada em acta.
c) A decisão do Júri é definitiva e não susceptível de apelo.
d) Os trabalhos que não cumpram os critérios especificados no artigo 3 do presente regulamento ou que sejam enviados fora do prazo não serão alvo de apreciação por parte do Júri.
e) Se as obras concorrentes não apresentarem a qualidade exigida, o Júri poderá deliberar não atribuir o Prémio.
Artigo 8 (Disposições finais)
a) A candidatura ao Prémio Prof. Doutor Joaquim Cerqueira Gonçalves implica a aceitação do presente Regulamento.
b) Os casos omissos serão deliberados pelo Conselho De Redacção da Revista Philosophica.
c) A aceitação do regulamento deste concurso implica a aceitação das normas de funcionamento da revista Philosophica, cujo regulamento geral e normas de publicação prevalecem sobre o presente documento, excepto nas situações especificadas neste último.
Adriana Veríssimo Serrão
Directora da revista Philosophica
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Aqui vai o link para o PDF do On Modern Art, de Paul Klee.
https://monoskop.org/images/6/66/Klee_Paul_On_Modern_Art.pdf
Kant e a radicação subjectiva da Estética:
19 Março 2019, 17:00 • Filipa de Almeida Afonso
Kant e a radicação subjectiva da Estética: o juízo de gosto e o juízo cognitivo; o primeiro momento da análise do juízo de gosto (o carácter desinteressado do prazer estético); o segundo momento da análise do juízo de gosto (a validade universal subjectiva do juízo de gosto).
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
19 Março 2019, 14:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Poética e Linguagem
--Teoria da metáfora (cap. 21-22): “bem metaforizar é ver (theorein) o semelhante” (1459a 4-8)
1. - do género à espécie: o meu barco parou / o meu barco está ancorado
2. - da espécie ao género: Ulisses realizou dez mil façanhas / Ulisses realizou um grande número
3. da espécie à espécie dentro de um género comum: (tirar):
Arrancando a vida com a brônzea espada
Cortando com o bronze indestrutível
4.- por analogia
- quando falta o termo
- por negação ou privativa
Aula suplementar 18 Março –
18 Março 2019, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
*Cap. 7: Exigências normativas /formais: a organicidade: completude, totalidade e extensão apropriada.
A beleza, dimensão e ordem/ analogia da obra com o ser vivo
sustasis = estruturação
* Cap. 8: a unidade da acção / história (crónica) e poesia: “expressa o universal”
*Cap. 9: a verosimilhança e a persuasão
Cap. 10: tragédia simples e tragédia complexa
*Cap.11: a inversão (metabolè), o golpe de teatro (peripeteia), o reconhecimento (anagnorisis), o efeito violento (pathos)
Cap. 12: as partes faladas: prólogo, episódios, êxodo; as partes cantadas (párodo, estásimo)
*Cap. 13-14: o efeito trágico, a catarse; as paixões ou emoções (pathos, pl. pathè) de temor (phobos) e compaixão (eleos); o prazer próprio da tragédia.
PROPOSTAS DA TURMA: libertação/atenuação … /compensação, projecção/ …
15: os caracteres: qualidade, conveniência, semelhança, constância
16: tipos de reconhecimento: signos distintivos, signos elaborados, memória, raciocínio, supresa
17: recapitulação: o esquema da tragédia
18: espécies de tragédia: complexa, de efeito violento, de caracteres, de espectáculo
Caps. 19-22: linguagem e pensamento / lexis e dianoia
19: pensamento (retórica), lexis (actor)
20: partes da lexis (elocução: elemento, sílaba, conjunção, nome, verbo, articulação, caso, enunciado
*21-22: Nome, metáfora e dizer poético
Caps. 23-24-26: epopeia e tragédia
23-24: relação entre tragédia e epopeia
26: superioridade da tragédia
*25: modalidades da mimèsis: ser (real), parecer (opinião), dever-ser (ideal)
INDICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO ESCRITO
O exercício incide sobre os tópicos leccionados de Platão e Aristóteles.
Serão propostos vários temas, cuja resposta deverá ter por base o comentário e interpretação dos textos estudados: Hípias Maior, Banquete, Sofista e Poética.
Os alunos deverão trazer estes textos.