Sumários

Edição de autores desaparecidos

3 Dezembro 2018, 14:00 Ângela Correia

Análise da edição do Livro das Aves preparada por Maria Isabel Rebelo Gonçalves (Lisboa: Colibri, 1999) e resposta à grelha de análise e avaliação.


Edição de autores desaparecidos

29 Novembro 2018, 14:00 Ângela Correia

Resposta às perguntas da grelha de análise e avaliação relativamente ao Primeiro Livro de Poesia. Poemas em Língua Portuguesa para a Infância e a Adolescência, com seleção de Sophia de Mello Breyner Andresen e ilustrações de Júlio Resende (Lisboa: Caminho, 1991 (2006)), com vista à elaboração sintetica de uma opinião crítica sobre o livro, do ponto de vista da seleção e tratamento de edições de autores desaparecidos.


Edição de autores desaparecidos

26 Novembro 2018, 14:00 Ângela Correia

Análise da antologia Primeiro Livro de Poesia. Poemas em Língua Portuguesa para a Infância e a Adolescência, com seleção de Sophia de Mello Breyner Andresen e ilustrações de Júlio Resende (Lisboa: Caminho, 1991 (2006)), com vista a observar procedimentos na seleção e tratamento de edições, num caso concreto de antologia. Foram observados mais aprofundadamente os casos de D. Dinis, Gil Vicente e Bocage.


Análise e avaliação de edições de textos de autores desaparecidos

22 Novembro 2018, 14:00 Ângela Correia

Análise e avaliação da edição genética do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, realizada por Ivo Castro, publicada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em 2007, à luz da grelha de análise e avaliação disponibilizada aos estudantes para interiorização dos critérios de avaliação de uma edição de autor desaparecido.

Discussão de problema editorial: a partir de que edições construir uma antologia de poesia de autores lusófonos desaparecidos, destinada a crianças?  


Análise e avaliação de edições de textos de autores desaparecidos

19 Novembro 2018, 14:00 Ângela Correia

Análise e avaliação da edição crítica do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, realizada por Ivo Castro e publicada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, em 2007, à luz de grelha de análise e avaliação disponibilizada aos estudantes para interiorização dos critérios de avaliação de uma edição de autor desaparecido.