Sumários
Introdução ao tema da Amizade como integrado num livro sobre Ética.
8 Março 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Aristóteles. Philia, a amizade como virtude prática.
Ética a Nicómaco; Livros VIII e IX (sobre a Amizade).
Introdução ao tema da Amizade como integrado num livro sobre Ética.
Análise do Livro I: Da felicidade e do bem. Livro II: Da virtude e do justo meio).
Tema e objectivo da Ética a Nicómaco. Um tratado que examina como tornar-se virtuoso.
Esclarecimento de conceitos: -- eudaimonia; -- praxis e poiesis; -- sabedoria teórica e sabedoria prática; virtude (arêtê).
Theoria, praxis e poiesis: distinção das actividades.
Ética e sabedoria prática.
A concepção teleológica da ética: agente, acção e fins da acção.
A diferença dos fins; auto-suficiência do bem supremo.
Fundamentação antropológica as teses aristotélicas o anthropos como “zoon politikon”, zoon logon echon (ser vivente dotado de logos).
Leituras recomendadas:
Nuno Castanheira, “A eudaimonia no Livro I da Ética a Nicómaco”, Philosophica 26 (2005), 99-127.
Cristina Beckert, Ética, Lisboa: CFUL, 2012, pp.17-26.
Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”
5 Março 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Análise, comentário e interpretação de Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”, pp. 105-113.
- A situação da alma no mundo: pertença / separação.
- Receptividade / produtividade / da alma.
- Objectividade / subjectividade do beleza.
- Supra-individualidade / relação inter-individual / de eros.
- Unilateralidade / correspondência/ do amor.
Próxima aula
SALA 13 PN
ARISTÓTELES: Ética a Nicómaco;
/ Livros VIII e IX (sobre a Amizade).
A dialéctica do amante e do amado
1 Março 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
253 c- 257 b: as alternativas do amor
É preferível ser amante ou ser amado?
Pode o desejo cessar / amor acabar?
Análise da relação entre eros e beleza no Fedro.
A transformação de eros em philia.
A nterpretação de Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”, pp. 105-113.
-- Recapitulação das teses de Symposion (Banquete) / -- Continuação do estudo de Fedro
26 Fevereiro 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
-- Recapitulação das teses de Symposion (Banquete)
201 d-207 a - A intervenção de Sócrates (do esclarecimento do conceito à teoria filosófica do amor.
Eros é um em si ou um relativo? Desejo de qualquer coisa.
Natureza sintética e função mediadora.
-- A aporia do desejo e da privação / e sua resolução: a revelação de Diotima: o nascimento de eros de Poros e Penia sob a égide de Afrodite.
Amor-filósofo, a sabedoria do amor: desejo, posse e procriação
-- A ascensão dialéctica do sensível ao inteligível ou a pedagogia pelo amor.
“um corpo, muitos corpos / virtude da alma, pensamentos (ideias)
Da escala gradual à visão intuitiva (210 e):
“não se vê uma imagem, mas a verdade” (212)
Graus/ degraus do ser = graus/ degraus da beleza
-- Continuação do estudo de Fedro
- Eros entre elevação e queda: a imagem da asa.
O delírio depende do reconhecimento: a explicação pela reminiscência
- 250: a revelação da Beleza como Luz e o privilégio da Beleza
Fedro 250 b – 252: “É certo que a Justiça, a Sabedoria, tudo o que há ainda de precioso para as almas não possuem nenhuma luminosidade nas imagens deste mundo […] Mas a Beleza era resplandecente, nesse tempo em que, unidos a um coração afortunado, esses tinham como espectáculo a beatífica visão […],
Na sua realidade, ela resplandecia entre essas realidades […],
Depois da nossa vinda até estas regiões, é ainda ela que nós alcançamos mediante aquele que é o mais brilhante dos sentidos, ela mesma brilhante com uma claridade superior […]
De facto, a visão é a mais aguda das sensações que nos chegam por intermédio do corpo; mas o Pensamento, ela não o vê!
Só a Beleza obteve esse privilégio de poder ser o que é mais evidente e cujo encanto é o mais amável.”
Questão: é preferível ser amante ou ser amado?
2. A concepção filosófica: Platão
22 Fevereiro 2018, 12:00 • Adriana Veríssimo Serrão
1. Concepções cosmológicas do Amor
Hesíodo, Theogonia, 10
Empédocles. Frag. 127(Diels): os 4 elementos e os 2 princípios: amor e discórdia.
2. A concepção filosófica: Platão
Contexto e abertura do Fedro.
Fedro e o discurso de Lysias.
O 1.º Discurso de Sócrates: eros como desejo; temperança ou desmesura; a racionalidade de eros;
O 2.º Discurso de Sócrates: a introdução do alogon.
As quatro formas de mania.
Compreender eros como delírio (transporte, possessão…) implica compreender a natureza complexa (composta) e tripla da alma.
A imagem do auriga e dos dois cavalos.