Sumários

Introdução ao tema da Amizade como integrado num livro sobre Ética.

8 Março 2018, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

Aristóteles. Philia, a amizade como virtude prática.

Ética a Nicómaco; Livros VIII e IX (sobre a Amizade).

 

 

Introdução ao tema da Amizade como integrado num livro sobre Ética.

Análise do Livro I: Da felicidade e do bem. Livro II: Da virtude e do justo meio).

 

Tema e objectivo da Ética a Nicómaco. Um tratado que examina como tornar-se virtuoso.

 

Esclarecimento de conceitos: -- eudaimonia; -- praxis e poiesis; -- sabedoria teórica e sabedoria prática; virtude (arêtê).

 

Theoria, praxis e poiesis: distinção das actividades.

Ética e sabedoria prática.

 

A concepção teleológica da ética: agente, acção e fins da acção.

A diferença dos fins; auto-suficiência do bem supremo.

 

Fundamentação antropológica as teses aristotélicas o anthropos como “zoon politikon”,  zoon logon echon (ser vivente dotado de logos).

 

 

Leituras recomendadas:

Nuno Castanheira, “A eudaimonia no Livro I da Ética a Nicómaco”, Philosophica 26 (2005), 99-127.

Cristina Beckert, Ética, Lisboa: CFUL, 2012, pp.17-26.

 


Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”

5 Março 2018, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

Análise, comentário e interpretação de Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”, pp. 105-113.

 

- A situação da alma no mundo: pertença / separação.

- Receptividade / produtividade / da alma.

- Objectividade / subjectividade do beleza.

- Supra-individualidade / relação inter-individual / de eros.

- Unilateralidade / correspondência/ do amor.

 

 

Próxima aula

SALA 13 PN

 ARISTÓTELES: Ética a Nicómaco;

/ Livros VIII e IX (sobre a Amizade).

 


A dialéctica do amante e do amado

1 Março 2018, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

253 c- 257 b: as alternativas do amor

 É preferível ser amante ou ser amado?

 Pode o desejo cessar / amor acabar?

Análise da relação entre eros e beleza no Fedro.

A transformação de eros em philia.

A nterpretação de Georg SIMMEL: Fragmento sobre o Amor; “ Excurso sobre o Eros platónico e o Eros moderno”, pp. 105-113.


 


-- Recapitulação das teses de Symposion (Banquete) / -- Continuação do estudo de Fedro

26 Fevereiro 2018, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

-- Recapitulação das teses de Symposion (Banquete)

201 d-207 a - A intervenção de Sócrates (do esclarecimento do conceito à teoria filosófica do amor.

Eros é um em si ou um relativo? Desejo de qualquer coisa.

Natureza sintética e função mediadora.

 

-- A aporia do desejo e da privação / e sua resolução: a revelação de Diotima: o nascimento de eros de Poros e Penia sob a égide de Afrodite.

Amor-filósofo, a sabedoria do amor: desejo, posse e procriação

--  A ascensão dialéctica do sensível ao inteligível ou a pedagogia pelo amor.

“um corpo, muitos corpos / virtude da alma, pensamentos (ideias)

Da escala gradual à visão intuitiva (210 e):

“não se vê uma imagem, mas a verdade” (212)

Graus/ degraus do ser = graus/ degraus da beleza

 

-- Continuação do estudo de Fedro

- Eros entre elevação e queda: a imagem da asa.

O delírio depende do reconhecimento: a explicação pela reminiscência

- 250: a revelação da Beleza como Luz e o privilégio da Beleza


Fedro 250 b – 252: “É certo que a Justiça, a Sabedoria, tudo o que há ainda de precioso para as almas não possuem nenhuma luminosidade nas imagens deste mundo […] Mas a Beleza era resplandecente, nesse tempo em que, unidos a um coração afortunado, esses tinham como espectáculo a beatífica visão […],

Na sua realidade, ela resplandecia entre essas realidades […],

Depois da nossa vinda até estas regiões, é ainda ela que nós alcançamos mediante aquele que é o mais brilhante dos sentidos, ela mesma brilhante com uma claridade superior […]

De facto, a visão é a mais aguda das sensações que nos chegam por intermédio do corpo; mas o Pensamento, ela não o vê!

Só a Beleza obteve esse privilégio de poder ser o que é mais evidente e cujo encanto é o mais amável.”

 

 

Questão: é preferível ser amante ou ser amado?


2. A concepção filosófica: Platão

22 Fevereiro 2018, 12:00 Adriana Veríssimo Serrão

1. Concepções cosmológicas do Amor

Hesíodo, Theogonia, 10

Empédocles. Frag. 127(Diels): os 4 elementos e os 2 princípios: amor e discórdia.

 

2. A concepção filosófica: Platão

Contexto e abertura do Fedro.

Fedro e o discurso de Lysias.

O 1.º Discurso de Sócrates: eros como desejo; temperança ou desmesura; a racionalidade de eros;

O 2.º Discurso de Sócrates: a introdução do alogon.

As quatro formas de mania.

Compreender eros como delírio (transporte, possessão…) implica compreender a natureza complexa (composta) e tripla da alma.

A imagem do auriga e dos dois cavalos.