Sumários
Palestra do Professor Doutor Antonio Carlos Secchin
7 Outubro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, nos dias 6 e 7 de outubro, se encontrará na Universidade de Coimbra no colóquio sobre Literatura Brasileira organizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros), a aula do dia 07 de outubro não foi lecionada. Foi marcada (e realizada) uma aula de reposição no dia 10 de outubro (das 14:00h às 16:00h na sala 5.2). A aula consistiu numa palestra do Professor Doutor Antonio Carlos Secchin, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Letras, intitulada «As muitas vozes de Ferreira Gullar».
Feriado (Implantação da República)
5 Outubro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A aula do dia 05 de outubro não foi lecionada, pois a quarta-feira em causa foi um dia feriado (Implantação da República)
O processo de desumanização dos indígenas
30 Setembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A desconstrução contemporânea da visão etnocêntrica do ‘encontro de culturas’ e da 'missão civilizatória' do português: leitura e breve comentário do poema "Erro de português" de Oswald de Andrade.
Leitura e comentário de certos excertos do Tratado da Terra do Brasil de Pero Magalhães de Gândavo (1570): o processo de desumanização do indígena e a revisão do mito da nudez adâmica.
A fragmentação das sociedades indígenas e a guerra: o código de honra indígena, o canibalismo e o pecado.
Devido à ausência da professora (que, nos dias 6 e 7 de outubro, se encontrará na Universidade de Coimbra no colóquio sobre Literatura Brasileira organizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros), no dia 7 de outubro não haverá aula.
Reposição da aula: Aula do Prof. Doutor António Carlos Secchin (10 de outubro, das 14h às 16h, na Sala 5.2).
Bibliografia:
GANDAVO, Pero Magalhães de: Tractado da Terra do Brasil no qual se cõntem a informação das cousas que ha nestas partes. Disponível em:
http://purl.pt/211
As imagens contemporâneas do 'salvacionismo' e do mercantilismo português
28 Setembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O tópico da nudez adâmica e a metáfora da nudez civilizacional.
O tema tradicional do horto das delícias na Europa de Leonardo da Vinci: o encontro com a "própria natureza" (Eduardo Lourenço) e a génese do tópico do 'continente-natureza'.
O conhecimento exógeno do indígena. Os traços comuns observados nas populações e nas culturas indígenas.
O exemplo das sociedades indígenas e a perda da ocasião de encontrar outra vida, de duvidar dos dogmas ocidentais, como por exemplo, a necessidade de uma sociedade feudal ou de uma religião opressora.
Bibliografia:
PIRES, António Pedro (1980): Vida e morte nas terras do pau- -brasil e do açúcar – Ensaio antropológico sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha (Lisboa: A Regra do Jogo).
O 'início' da História do Brasil
23 Setembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Leitura e comentário de certos excertos da "Carta de Pero Vaz de Caminha": o equilíbrio entre a descrição e a ‘ficcionalização’ das novas terras.
O exotismo da perspetiva portuguesa e da perspetiva indígena. O questionamento do ‘encontro de culturas’ e da ideia da ‘descoberta’ do Brasil.
Bibliografia:
AZEVEDO, Ana Maria (2002): "As raízes do Brasil. Desta vossa ilha de Vera Cruz… é já outro Portugal!" in AA.VV.: Brasil: 500 anos depois (A Coruña: Universidade de Santiago de Compostela/Deputación Provincial): 239-254.
BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).
VENTURA, Margarida Garcez (1999): "…E como Pero Vaz de Caminha descreve a Terra de Vera Cruz" in CAMINHA, Pero Vaz: A carta de Pero Vaz de Caminha (Ericeira: Mar de Letras).