Sumários
O cosmopolitismo cultural. As expressões e produtos culturais derivada dos processos migratórios
30 Novembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Aula prática (continuação): leitura e análise do primeiro capítulo do romance do escritor brasileiro descendente de emigrantes árabes Salim Miguel.
A proposta de repensar o exílio como elemento formativo da história do cosmopolitismo (Galin Tihanov): o transbordo constitutivos que relativizam os recortes políticos dos estados-nação e das literaturas (e culturas) que eles supostamente ‘conteriam’.
Bibliografia:
Buescu, Helena Carvalhão. Experiência do incomum e boa vizinhança. Literatura Comparada e Literatura-Mundo. Porto: Porto Editora, 2013.
Os fluxos migratórios e os sentimentos de identidade, alteridade e estranhamento
25 Novembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A integração no sistema literário, filosófico e intelectual e o domínio do português na segunda e na terceira geração de descendentes de emigrantes. A literatura e o ensaio de caráter reflexivo a respeito da identidade.
Aula prática: leitura e análise do primeiro capítulo do romance do escritor brasileiro descendente de emigrantes árabes Salim Miguel: o estranhamento e a integração. Os mecanismos literários de reflexão a respeito da identidade na literatura brasileira contemporânea: o entrecruzamento da memória e da História. A recuperação na literatura da memória coletiva e histórica, mas também pessoal – em que se mesturam o local e o nacional, o particular e o universal –, entendidas não como memórias essencialistas ou lineares. A impossibilidade de literaturizar o bazar do distante e do exótico e, igualmente, de apresentar o régard étranger de Montesquieu nestas propostas literárias.
Bibliografia:
Buescu, Helena Carvalhão. Experiência do incomum e boa vizinhança. Literatura Comparada e Literatura-Mundo. Porto: Porto Editora, 2013.
Cury, Maria Zilda Ferreira "Novas geografias narrativas". Letras de hoje, 2007, 42, 4, 7-17.
Hatoum, Milton. Literatura & Memória. São Paulo: PUC-SP, 1996.
A capacidade e as possibilidades de integração na cultura brasileira
23 Novembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A capacidade e as possibilidades de integração: tensões, racismo, facilidades e desenvolvimento.
A riqueza cultural, tecnológica ou terminológica dos emigrantes.
A integração no sistema económico, político ou cultural. As primeiras manifestações culturais e as linguagens universais: pintura, música, arquitetura, escultura…
Lassar Segall, um exemplo de rápida adaptação e influência: análise da obra "Bananal" à luz do diálogo transcultural.
Bibliografia
BARDI, Pietro Maria (2000): Lassar Segall (São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo [2ª ed.]).
FEBVRE, Lucien (1985): Combates pela História (Lisboa: Presença).
MATOS, M (2002): Cotidiano e cultura (Bauru: EDUSC).
Brasileiros por escolha, os imigrantes: principais correntes e tentativas fracassadas
18 Novembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A emigração no Brasil oitocentista: os primeiros emigrantes e a especificidade das colónias alemãs no país.
A miscigenação seletiva e o ‘branqueamento’ da população brasileira: as políticas de povoamento e a importância da imigração europeia.
O crescimento do volume de imigrações (1884-1914).
A riqueza cultural, tecnológica ou terminológica dos emigrantes. A integração no sistema literário, filosófico e intelectual e o domínio do português na segunda e na terceira geração de descendentes de emigrantes. A literatura de caráter reflexivo a respeito da identidade.
As principais correntes: os emigrantes italianos, japoneses, judios e árabes.
O impossibilidade do retour: o isolamento das colónias alemãs do Sul do Brasil e a frágil preservação da cultura germânica.
A capacidade e as possibilidades de integração: tensões, racismo, facilidades e desenvolvimento.
Um período obscuro da história: a Segunda Guerra Mundial e a repressão dos direitos civis dos brasileiros de origem alemã e japonesa.
Bibliografia:
FEBVRE, Lucien (1985): Combates pela História (Lisboa: Presença).
MATOS, M (2002): Cotidiano e cultura (Bauru: EDUSC).
PRADO JUNIOR, Caio (1983): História económica do Brasil (São Paulo: Brasiliense)
As práticas do retour e do détour a respeito do património africano e afro-brasileiro
16 Novembro 2016, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise (continuação) do documentário Atlântico negro: na rota dos orixás (1998) de Renato Barbieri sobre as semelhanças existentes entre certas culturas africanas e o património cultural afro-brasileiro.
A participação dos escravos na civilização do seu tempo. A impossibilidade no Brasil colonial do modelo ideal de europeidade: uma cultura espúria e distorcida.
Os conceitos do retour e do détour no pensamento da antilhanidade de Eduouard Glissant: semelhanças entre a conquista cultural antilhana e brasileira na história contemporânea.
Um modelo de cultura híbrida baseado em origens perdidas e aproximações indiretas à ancestralidade africana.
GLISSANT, Edouard (1997): Le discours antillais (Paris: Gallimard).
SCHWARTZ, Stuart (1988): Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial (Companhia das Letras: São Paulo).