Sumários

Natureza do Juízo Declarativo - 6: Teoria da Representação de Bolzano

3 Outubro 2017, 12:00 António José Teiga Zilhão

Teoria da representação de Bolzano. 1. Distinção entre os conceitos de 'representação subjectiva', 'representação objectiva' e 'objecto da representação' e relações existentes entre eles. 2. A importância da análise semântica como mecanismo de alinhamento entre as representações subjectivas e as representações objectivas correspondentes e como geradora de um tipo de conhecimento pertencente a uma esfera própria nem material nem mental. 3. Redefinição da definição de juízo analítico em termos da estrutura formal dos mesmos e das noções de variável e de substituibilidade salva veritate.


Natureza do Juízo Declarativo - 5: Os Juízos Matemáticos como Juízos Sintéticos e A Priori

29 Setembro 2017, 12:00 António José Teiga Zilhão

Os juízos analíticos como geradores de conhecimento a priori; o conhecimento a posteriori como deixando-se exprimir apenas por intermédio de juízos sintéticos verdadeiros. A tese kantiana de que o conhecimento matemático, sendo a priori seria, todavia, formulado por meio de juízos sintéticos. A resposta kantiana à questão de como são possíveis tais juízos sintéticos a priori: distinção entre intuição empírica e intuição pura; o espaço e o tempo como formas puras da sensibilidade que constituiriam uma fonte de conhecimento a priori.    


Natureza do Juízo Declarativo - 4: Distinção A Priori/A Posteriori

28 Setembro 2017, 12:00 António José Teiga Zilhão

Distinção kantiana entre conhecimento a priori e conhecimento a posteriori. Critério do carácter a priori de um item de conhecimento: a sua aquisição é feita de um modo independente de qualquer experiência. Critério do carácter a posteriori de um item de conhecimento: a sua aquisição depende de uma qualquer experiência. Outras marcas do a priori: necessidade, universalidade, carácter formal e irreversibilidade. Outras marcas do a posteriori: contingência, particularidade, existência de conteúdo empírico e reversibilidade. Exemplos de juízos que exprimem conhecimento a priori e de juízos que exprimem conhecimento a posteriori. O problema da definição do conceito de experiência em Kant. O problema das origens do conhecimento a priori: i) a compreensão do sentido dos termos que compõem o juízo que exprime um item de conhecimento a priori é suficiente para estabelecer a sua verdade? ii) Se i) é o caso, é de facto possível compreender o sentido de algum termo independentemente de toda e qualquer experiência?     


Natureza do Juízo Declarativo - 3: Distinção Analítico/Sintético

26 Setembro 2017, 12:00 António José Teiga Zilhão

A distinção kantiana entre juízos gerais analíticos e sintéticos. Exemplos de juízos analíticos e de juízos sintéticos. Origens desta distinção em Locke. Os juízos analíticos. 1. Os três critérios de analiticidade introduzidos por Kant: i) o conceito predicado está contido de forma não explícita no conceito sujeito; ii) a negação de um juízo analítico viola o princípio da não contradição; iii) o juízo analítico é necessário. 2. Juízos analíticos e verdades lógicas: i) os juízos analíticos vistos como casos especiais de verdades lógicas; ii) a definição de Frege: juízos analíticos são aqueles que se deixam reconduzir a verdades lógicas por meio da substituição de sinónimos por sinónimos. 3. Analiticidade e sinonímia: i) a crítica de Quine ao conceito de sinonímia entre expressões como permutabilidade salva veritate em todos os contextos; ii) A crítica de Quine ao conceito de analiticidade    


A Natureza do Juízo Declarativo - 2: Teoria Aristotélica do Juízo - 2

22 Setembro 2017, 12:00 António José Teiga Zilhão

Objectos, propriedades, termos singulares e termos gerais.

A teoria aristotélica do juízo declarativo - 2.