Sumários

A crítica de Quine à lógica modal. Exercício escrito.

3 Dezembro 2018, 12:00 Ricardo Santos

A crítica de Quine à lógica modal quantificada: o argumento dos planetas. Avaliação do argumento. A lei de Leibniz (da substituibilidade de idênticos). Duas leituras possíveis da conclusão do argumento. Nomes próprios e descrições definidas. Designadores rígidos. Semelhança com o problema russelliano do autor de Waverley.

Realização do segundo exercício escrito.


Lógica modal quantificada simples (cont.)

29 Novembro 2018, 12:00 Ricardo Santos

Resolução de exercícios de lógical modal quantificada simples. Aplicação do método das árvores. Construção e verificação de contramodelos.


A lógica modal quantificada simples

26 Novembro 2018, 12:00 Ricardo Santos

Revisão da lógica de predicados clássica (conclusão). Introdução à lógica modal quantificada simples (LMQS). A linguagem: os símbolos e as regras de formação. A semântica: interpretações da linguagem da LMQS. Interpretação dos predicados relativa a cada mundo possível. Os nomes como designadores rígidos. Domínio de quantificação constante. Condições de verdade de fórmulas atómicas e de fórmulas complexas (conectivas, operadores modais, quantificadores). Regras para as árvores: regras para os quantificadores e regras para a identidade.


Revisão da lógica de predicados clássica

22 Novembro 2018, 12:00 Ricardo Santos

Breve apresentação da linguagem e da semântica da Lógica de Predicados clássica (LPr). A semântica dos quantificadores e os objectos sem nome. O predicado lógico de identidade: convenções sintácticas. A semântica da Lógica de Predicados com identidade. Exercícios de formalização. Método das árvores: novas regras para os quantificadores e para a identidade. Exemplos de árvores. A construção de contramodelos a partir de caminhos abertos de árvores completas.


Introdução à filosofia do tempo

19 Novembro 2018, 12:00 Ricardo Santos

Presentismo versus eternismo: o que está em disputa. Existência ou não-existência de tempos (e objectos e eventos) não-presentes, i.e. passados ou futuros. Objecções ao presentismo: (1) privilégio injustificado do instante temporal em que nos encontramos; (2) aparente incompatibilidade com a teoria da relatividade restrita. Objecções ao eternismo: (3) aparente conflito com a realidade da mudança; (4) o eternismo nega que o tempo avança do passado para o futuro; (5) o eternismo parece implicar o fatalismo. O futuro é semelhante ao passado? O modelo do universo crescente (‘growing block model’). O modelo do tempo ramificado (‘branching time’).