Sumários
Lógica modal: da abordagem axiomática à semântica dos mundos possíveis
9 Outubro 2017, 16:00 • Ricardo Santos
Quais são os princípios fundamentais da lógica modal? Os sistemas axiomáticos de C. I. Lewis. Análise preliminar de alguns dos axiomasQuais são os princípios fundamentais da lógica modal? Os sistemas axiomáticos de C. I. Lewis. Análise preliminar de alguns dos axiomas propostos. A iteração de modalidades. Diferentes sentidos de possibilidade (e de necessidade). A noção de uma pluralidade de mundos possíveis.
Introdução às modalidades. Os operadores modais.
2 Outubro 2017, 16:00 • Ricardo Santos
Exercícios de lógica proposicional com árvores. A construção de contramodelos a partir de um ramo aberto de uma árvore acabada; verificação do contramodelo.
Introdução à lógica modal. As noções modais de necessidade, possibilidade, impossibilidade e contingência; sua representação simbólica por meio de operadores frásicos unários. A caixa e o diamante; sua interdefinibilidade. Os operadores modais não são verofuncionais. Iteração de operadores.
O Método das Árvores para a Lógica Proposicional
28 Setembro 2017, 16:00 • Ricardo Santos
O método das árvores para a lógica proposicional. Noções básicas: árvore, raiz, nós, caminhos. As regras do método. Árvores acabadas, fechadas e abertas. O uso das árvores como teste de validade dedutiva e como teste de verdade lógica (ou contradição). Resolução de exercícios.
Breve revisão da lógica clássica (2)
25 Setembro 2017, 16:00 • Ricardo Santos
Exercícios de formalização na Lógica Proposicional clássica. A semântica para a lógica proposicional: noções de interpretação, de verdade numa interpretação, de consequência lógica e de verdade lógica (ou tautologia). Exercícios de raciocínio semântico.
Breve revisão da lógica clássica (1)
21 Setembro 2017, 16:00 • Ricardo Santos
Análise e discussão do contra-exemplo ao modus ponens de McGee.
Breve apresentação da linguagem da Lógica Proposicional clássica (LP): os símbolos e as regras sintácticas. Símbolos primitivos e definidos. Convenções sobre o uso dos parêntesis. O carácter recursivo das regras. Exercícios simples de formalização.