Sumários

Para além da bivalência

3 Maio 2023, 11:00 Ricardo Santos


Resolução dos exercícios do teste.

O princípio da bivalência pressuposto na lógica clássica. Exame de casos com aparentes contra-exemplos à bivalência: futuros contingentes, proposições acerca do que não existe, vagueza e casos de fronteira, paradoxos semânticos. A criação de uma lógica trivalente (Łukasiewicz): o verdadeiro, o falso e o indefinido. Tabelas de verdade trivalentes. A bivalência, a descitação e o terceiro excluído. O paradoxo do mentiroso e a sugestão de que a frase mentirosa é verdadeira e falsa ao mesmo tempo. A lógica paraconsistente.

2º teste escrito

26 Abril 2023, 11:00 Ricardo Santos


Realização do 2º teste escrito.

As fórmulas de Barcan. A semântica de Kripke para a lógica modal quantificada. Actualismo vs. possibilismo.

24 Abril 2023, 09:30 Ricardo Santos


Exercícios de LMQS com árvores e contramodelos. Avaliação da lógica LMQS. A

fórmula de Barcan (FB) e a fórmula de Barcan conversa (FBC): confirmação da sua validade na lógica modal quantificada simples (LMQS). Conflito com a avaliação intuitiva: algumas coisas poderiam não existir, e poderiam existir outras coisas além das que efectivamente existem. Contra-exemplos às fórmulas de Barcan. A LMQS implica o necessitismo (tese segundo a qual, necessariamente, todas as coisas existem necessariamente), mas este parece obviamente falso. Diagnóstico: o problema tem origem no facto de os vários mundos possíveis terem todos o mesmo domínio (em cada interpretação).

A semântica de Kripke para a lógica modal quantificada: cada mundo possível tem o seu próprio domínio de objectos. Nesta semântica, o necessitismo é falso e as fórmulas de Barcan são inválidas. Mas surge um conflito com o actualismo, quer dizer, com o princípio de que só existe aquilo que é actual. A controvérsia entre actualistas e possibilistas.

A lógica modal quantificada simples

19 Abril 2023, 11:00 Ricardo Santos


Introdução à lógica modal quantificada simples (LMQS). A linguagem: os símbolos e as regras de formação. A semântica: interpretações da linguagem da LMQS. Interpretação dos predicados relativa a cada mundo possível. Os nomes como designadores rígidos. Domínio de quantificação constante. Condições de verdade de fórmulas atómicas e de fórmulas complexas (conectivas, operadores modais, quantificadores). Regras para as árvores: regras para os quantificadores e regras para a identidade.

Revisão da lógica de predicados clássica: o método das árvores.

17 Abril 2023, 09:30 Ricardo Santos


Método das árvores para a lógica de predicados: novas regras para os quantificadores e para a identidade. Exemplos de árvores. A construção de contramodelos a partir de caminhos abertos de árvores completas. Resolução de exercícios.