Sumários

Lógica temporal proposicional básica: o sistema Kt.

20 Março 2023, 09:30 Ricardo Santos


Introdução ao estudo da lógica temporal. Verdades eternas e verdades temporárias: a relativização da verdade ao tempo. Os operadores temporais: H (“foi sempre o caso que”), P (“foi alguma vez o caso que”), G (“será sempre o caso que”), F (“será alguma vez o caso que”). Interpretações da linguagem da lógica temporal. Conjuntos de instantes temporais. A relação de anterioridade. A lógica temporal proposicional básica: o sistema Kt. A linguagem formal e a semântica de Kt. Condições de verdade para os operadores temporais. Regras para o método das árvores aplicado à lógica temporal básica. Exame de algumas tautologias temporais.

1º teste escrito

15 Março 2023, 11:00 Ricardo Santos


Realização do 1º teste escrito.

Lógica proposicional modal: resolução de exercícios.

13 Março 2023, 09:30 Ricardo Santos


Os seis sistemas principais de lógica proposicional modal. Validades e invalidades de cada um dos sistemas. Árvores e contra-modelos. Resolução de exercícios: encontrar o sistema mais fraco em que uma fórmula é válida.

Lógica proposicional modal – os seis sistemas principais.

8 Março 2023, 11:00 Ricardo Santos


Revisão dos seis sistemas principais de lógica proposicional modal – K, D, T, B, S4, S5 – e das suas relações. O que S5 tem de especial: acessibilidade total e redução modal. O método das árvores. Validades e invalidades de cada um dos sistemas. Resolução de exercícios.

Lógica proposicional modal – os sistemas B, S4 e S5

6 Março 2023, 09:30 Ricardo Santos


Avaliação do sistema T: pontos positivos e alegadas fraquezas. As modalidades iteradas e os seus princípios. Questão para avaliação da lógica T: (i) Será que “É possível que p” e “Possivelmente é possível que p” são equivalentes? Reforçando a lógica modal T: acessibilidade reflexiva e transitiva. O sistema S4 é uma extensão de T. Exercícios com árvores.

Outras questões para avaliação da lógica T: (ii) Será que a verdade de uma proposição implica, não apenas a sua possibilidade, mas que essa possibilidade seja necessária? (iii) Haverá possibilidades que o são apenas contingentemente? Ou seja, é consistente dizer algo do género: “Tal é possível mas poderia ser impossível”? Reforçando a lógica modal T: acessibilidade reflexiva, transitiva e simétrica. Os sistemas resultantes: B e S4 são extensões independentes de T; e S5 é uma extensão de B e também de S4. Novas regras para as árvores para os sistemas mais fortes.