Sumários

Estudo comparativo de quatro lógicas modais: T, B, S4 e S5.

29 Fevereiro 2024, 12:30 Ricardo Santos


Modificações na semântica: introdução de uma relação de acessibilidade entre mundos e imposição de condições (reflexividade, simetria, transitividade) a essa relação; reformulação das condições de verdade da necessidade e da possibilidade. O método das árvores com indicação de acesso entre mundos; introdução de novas regras. Os princípios característicos das lógicas T, B, S4 e S5. Relações entre as quatro lógicas.

Árvores para S5. Acessibilidade entre mundos.

26 Fevereiro 2024, 12:30 Ricardo Santos


As regras do método das árvores para a lógica proposicional, simples e modal (S5). Exercícios. Construção de contra-modelos. É S5 uma lógica demasiado forte (com teoremas que não deveriam sê-lo)? A relatividade dos juízos de possibilidade. Introdução de uma relação de acessibilidade entre mundos. Deve a acessibilidade ser reflexiva, simétrica e transitiva?

Lógica modal proposicional: o sistema S5

22 Fevereiro 2024, 12:30 Ricardo Santos


O sistema S5 de lógica modal proposicional. A linguagem formal. A semântica: noções de interpretação, verdade numa interpretação, consequência lógica e verdade lógica. O método das árvores. Questão final: em S5, ‘É possível que A’ implica ‘É necessário que seja possível que A’; mas há quem pense que, nalguns casos, o possível poderia ser impossível. É S5 uma lógica correcta?

A condicional não é verofuncional

19 Fevereiro 2024, 12:30 Ricardo Santos


Casos de condicionais falsas com antecedente falsa (ou: em que é razoável acreditar que a antecedente é falsa e rejeitar a condicional). Casos de condicionais falsas com consequente verdadeira (ou: em que é razoável acreditar na consequente e rejeitar a condicional). A explicação pragmática não se aplica a estes casos. Conectivas verofuncionais e não-verofuncionais: “não”, “e”, “ou”, “porque”, “antes de”, “é possível (ou necessário) que”. Provavelmente, “se... então” não é verofuncional.

Os paradoxos da condicional material

15 Fevereiro 2024, 12:30 Ricardo Santos


A explicação pragmática (de Grice) para os paradoxos da condicional material: distinção entre verdade e correcção pragmática; afirmações enganadoras que dizem a verdade; implicaturas conversacionais. Argumentos positivos em defesa da condicional material. Exame de contra-exemplos.