Sumários

Aula nº2 (25/ 1/ 22)

25 Janeiro 2022, 12:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Metodologia. Explicação do primeiro elemento de avaliação: a lectio, o que é? Lectiones ou leituras comentadas de textos filosóficos medievais pelos estudantes. Os textos de filosofia medieval: géneros e estilos, do diálogo filosófico à questão disputada. A leitura integral de opúsculos, livros (libri) e questões (quaestiones). As mediações, dos manuscritos às traduções modernas: o aroma dos textos.

Como preparar a lectio?

1- Escrever um parágrafo sobre a impressão geral e a ideia central apreendida pela leitura do texto integral;

2- Recolher ou seleccionar as citações mais relevantes para a compreensão do texto;

3- Justificar a ênfase dada a cada uma das citações seleccionadas;

4- Ordenar uma série de tópicos ilustrados com as citações justificamente seleccionadas;

5- Dar um título à lectio, incluindo o autor e o título do texto lido;

6- Apresentar (15 minutos).


Aula nº1 (24/ 1/ 22)

24 Janeiro 2022, 11:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier

Reflexão inicial: o que é pensar? Intelligere e cogitare. O contributo da filosofia medieval: S. Agostinho, S. Anselmo, S. Tomás de Aquino e a influência dos filósofos muçulmanos.

O programa: conteúdos e textos.

Avaliação

A classificação final do aproveitamento na disciplina é a média das classificações a obter em 2 elementos obrigatórios individuais: um oral, a ser integrado no período lectivo; e um escrito, a ser entregue até 9/05/2022.

1. O elemento oral visa promover a autonomia individual na apreciação da filosofia medieval, e consiste na leitura comentada (lectio) de um texto filosófico medieval do programa, a apresentar em aula, mediante agendamento prévio.

2. O elemento escrito visa promover a apreensão panorâmica dos conteúdos do programa, e consiste: ou na construção de uma bibliografia de estudos consultados, incluindo, pelo menos, 4 elementos bibliográficos com as respectivas notas de consulta (2p.); ou numa recensão (2p.) do estudo de M.L. Xavier. Questões de Filosofia na Idade Média. Lisboa: Colibri, 2007, disponível em: www.mlx.webnode.com

Caso não possa realizar algum dos dois elementos obrigatórios, o estudante pode substituir o elemento em falta por um teste sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula: 12/05/2022. Neste caso, a classificação final é a média das classificações do teste e do outro elemento de avaliação (oral ou escrito) entretanto realizado.