Sumários

Aula nº3

26 Janeiro 2023, 12:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier


Metodologia. Explicação do segundo elemento de avaliação: uma recensão escrita (2p) de uma obra da bibliografia, a entregar até ao fim da penúltima semana de aulas (40%). O horizonte de leitura, ou a importância das histórias da filosofia e dos estudos de síntese.

Histórias da filosofia clássicas e relevantes para o estudo da filosofia medieval. Ler: XAVIER, M.L. Questões de Filosofia na Idade Média. Lisboa: Colibri, 2007, 10-12. A controvérsia dos anos 30 do séc. XX entre Émile Bréhier e Étienne Gilson.

A bibliografia: cinco estudos de síntese. A recensão: ver exemplos disponíveis na pasta de Publicações em: https://mlx.webnode.page/

 

Aula nº2

24 Janeiro 2023, 12:30 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier


Metodologia. Explicação do primeiro elemento de avaliação: a lectio, o que é? Lectiones ou leituras comentadas de textos filosóficos medievais pelos estudantes. Os textos de filosofia medieval: géneros e estilos, do diálogo filosófico à questão disputada. A leitura integral de opúsculos, livros (libri) e questões (quaestiones). As mediações: a história dos textos, as traduções e as interpretações.

Como preparar a lectio? Proposta de um guia de tarefas em 5 pontos.

 

Aula nº1

23 Janeiro 2023, 11:00 Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier


Reflexão inicial: Filosofia sem ou com história? Apresentação de parte da comunicação ao VI Congresso IberoAmericano de Filosofia: «Verdade, Justiça, Liberdade: perspectivas plurais da Filosofia», Porto, 23-27 de Janeiro de 2023.

O programa: conteúdos e textos.

Avaliação

A avaliação contínua do aproveitamento na disciplina obriga às três tarefas a seguir descritas.

1. Uma apresentação oral de um texto filosófico medieval - lectio -, a realizar em aula (50%).

Breves esclarecimentos sobre esta tarefa:

- o texto é escolhido entre aqueles que são indicados nos conteúdos do programa;

- a lectio inclui a consulta de um comentador especializado, encontrado mediante pesquisa bibliográfica na Biblioteca da FLUL;

- a lectio tem uma parte de exposição (15 minutos) e uma parte de debate (10 minutos);

- a lectio é previamente agendada para as aulas dedicadas a esta tarefa, no final da leccionação de cada tema nuclear.

2. A participação regular no curso, inclusivamente, na parte de debate das lectiones dos colegas (10%).

3. Uma recensão escrita (2p) de uma obra da bibliografia, a entregar até ao fim da penúltima semana de aulas (40%).

Na impossibilidade de realizar as tarefas da avaliação contínua, o estudante pode obter a classificação final do aproveitamento na disciplina, através de uma prova escrita sobre a matéria leccionada, a decorrer na última aula.