Sumários

O pensamento político de Francisco Suárez

26 Outubro 2017, 18:00 Pedro José Calafate Villa Simões

A fundamentação do poder civil na razão natural e na natural sociabilidade dos homens. A ideia de soberania relativa dos estados, limitada pelo direito natural, pelo direito das gentes e pela lei divina. A ideia de comunidade universal em Francisco Suárez: do principio intrínseco de sociabilidade entre os homens ao princípio intrínseco de sociabilidade entre os Estados. Do direito natural ao jus gentium: a génese do direito internacional. 


A Escola Ibérica da Paz

23 Outubro 2017, 18:00 Pedro José Calafate Villa Simões

Da Escola de Salamanca à Escola Ibérica da Paz. A relação doutrinária entre a Universidade de Salamanca e as Universidades de Coimbra e Évora no Renascimento.

A afirmação da liberdade e igualdade natural entre todos os homens e todos os povos. A fundamentação do poder civil de todas as comunidades do orbe na razão natural comum a todos os homens. A igualdade e universalidade do domínio de jurisdição e propriedade, comum a todos os povos do mundo. Os povos do mundo são legítimos possuidores dos seus bens e legítimos detentores das suas soberanias, independentemente das diferenças de cultura, religião ou coordenadas geográficas. A unidade do género humano e a igualdade entre todas as raças. 


O Pensamento Político de Francisco Suárez

19 Outubro 2017, 18:00 Pedro José Calafate Villa Simões

A origem, natureza e finalidade do poder civil em Suárez. A conciliação entre a origem divina do poder das comunidades humanas e a origem popular do poder dos príncipes. A fundamentação ética do poder civil e a crítica a Maquiavel. O bem comum (justiça e paz) como finalidade do poder civil.


A Escola Ibérica da Paz

16 Outubro 2017, 18:00 Pedro José Calafate Villa Simões

Da Escola de Salamanca à Escola Ibérica da Paz. A relação doutrinária entre a Universidade de Salamanca e as Universidades de Coimbra e Évora no Renascimento.

A afirmação da liberdade e igualdade natural entre todos os homens e todos os povos. A fundamentação do poder civil de todas as comunidades do orbe na razão natural comum a todos os homens. A igualdade e universalidade do domínio de jurisdição e propriedade, comum a todos os povos do mundo. Os povos do mundo são legítimos possuidores dos seus bens e legítimos detentores das suas soberanias, independentemente das diferenças de cultura, religião ou coordenadas geográficas. A unidade do género humano e a igualdade entre todas as raças. 


O pensamento político de São Tomás de Aquino

12 Outubro 2017, 18:00 Pedro José Calafate Villa Simões

Sobre a origem, natureza e finalidade do poder temporal. A natureza social do homem. A origem divina do poder. O poder temporal como instância constitutiva das comunidades humanas. A origem popular do poder dos príncipes. O bem comum como finalidade do poder civil. a fundamentação ética do poder: a justiça como condição da paz. Sobre o direito de resistência: o conceito de sedição e as condições da sua legitimidade.