Metodologia de avaliação

 

As aulas articulam a exposição teórica com o debate de tópicos programáticos:

- aulas expositivas, onde têm lugar a leitura, a apresentação, o debate e a síntese de textos teóricos fundamentais e de estudos académicos recentes;

- aulas práticas, onde se analisam evidências linguísticas, estruturas gramaticais e estudos de caso, para além de se apresentarem resultados de trabalhos dos alunos e de se debaterem resenhas de artigos científicos;

- orientação tutorial, em que são debatidos os projetos dos alunos, reforçando-se a eficácia das suas perguntas de investigação e esclarecendo dúvidas.

A perspetiva metodológica utilizada valoriza, especialmente, o trabalho autónomo e a participação dos alunos nas aulas. Nessa medida, a avaliação compreende 25% para a participação oral nas sessões de debate, 25% para o registo escrito (faseado) do projeto individual de reflexão/análise, 25% para o trabalho escrito final e 25% para a defesa oral do trabalho final.

 

 
Lista geral dos elementos de avaliação
 

Item

Peso

Descrição breve

Intervenções orais

25%

Participação nos debates com os convidados

(aulas 6-10)

Registos escritos

25%

Breves textos escritos individuais sobre reflexão/análise, produzidos em aula e entregues em mão à docente

(aulas 4, 5, 9, 11)

Trabalho escrito final

25%

Poster académico individual onde se resume o trabalho de reflexão e análise desenvolvido

(a entregar no fim da aula 13)

Defesa oral final

25%

Apresentação individual do poster e resposta a interpelações

(aula 14)