Metodologia de avaliação
As aulas articulam a exposição teórica com o debate de tópicos programáticos:
- aulas expositivas, onde têm lugar a leitura, a apresentação, o debate e a síntese de textos teóricos fundamentais e de estudos académicos recentes;
- aulas práticas, onde se analisam evidências linguísticas, estruturas gramaticais e estudos de caso, para além de se apresentarem resultados de trabalhos dos alunos e de se debaterem resenhas de artigos científicos;
- orientação tutorial, em que são debatidos os projetos dos alunos, reforçando-se a eficácia das suas perguntas de investigação e esclarecendo dúvidas.
A perspetiva metodológica utilizada valoriza, especialmente, o trabalho autónomo e a participação dos alunos nas aulas. Nessa medida, a avaliação compreende 25% para a participação oral nas sessões de debate, 25% para o registo escrito (faseado) do projeto individual de reflexão/análise, 25% para o trabalho escrito final e 25% para a defesa oral do trabalho final.
Lista geral dos elementos de avaliação
Item | Peso | Descrição breve |
Intervenções orais | 25% | Participação nos debates com os convidados (aulas 6-10) |
Registos escritos | 25% | Breves textos escritos individuais sobre reflexão/análise, produzidos em aula e entregues em mão à docente (aulas 4, 5, 9, 11) |
Trabalho escrito final | 25% | Poster académico individual onde se resume o trabalho de reflexão e análise desenvolvido (a entregar no fim da aula 13) |
Defesa oral final | 25% | Apresentação individual do poster e resposta a interpelações (aula 14) |