Programa detalhado

 

1. Comunicação e linguagem humana

1.1. A língua enquanto sistema semiótico complexo na sua relação com outros sistemas semióticos

2. Pontos de vista filosóficos sobre a língua, paradigmas dominantes

2.1. Critérios e escolhas mais consensuais no campo do ensino de língua

3. LM, L2, LE: princípios de categorização, contextos e relações

4. Gramática; perspetivas e tipologias

4.1. Conhecimento do texto. Hierarquização, planos e estratificação

5. Comunicação oral

5.1. Produção e perceção da cadeia falada

5.2. Interação face a face: elementos contextuais e linguísticos

6. Comunicação escrita

7. “Gramática Comunicativa”; princípios, tradições e aplicação

7.1. Abordagem comunicativa e ensino da gramática

8. Multimodalidade. Recursos para a análise de textos multimodais

 

 

Programa resumido

 

·       Conceitos fundamentais:

Língua, gramática, variação linguística, Português Língua Pluricêntrica, texto, discurso

·       Tópicos chave no ensino-aprendizagem de línguas no mundo contemporâneo:

Géneros, literacia académica, análise do discurso, semiótica social

·       Percursos de reflexão/análise individual:

Experiências e expectativas em ensino-aprendizagem de línguas

Perguntas de investigação

Metodologias, Enquadramentos teóricos, ferramentas de análise