Programa detalhado
1. Comunicação e linguagem humana
1.1. A língua enquanto sistema semiótico complexo na sua relação com outros sistemas semióticos
2. Pontos de vista filosóficos sobre a língua, paradigmas dominantes
2.1. Critérios e escolhas mais consensuais no campo do ensino de língua
3. LM, L2, LE: princípios de categorização, contextos e relações
4. Gramática; perspetivas e tipologias
4.1. Conhecimento do texto. Hierarquização, planos e estratificação
5. Comunicação oral
5.1. Produção e perceção da cadeia falada
5.2. Interação face a face: elementos contextuais e linguísticos
6. Comunicação escrita
7. “Gramática Comunicativa”; princípios, tradições e aplicação
7.1. Abordagem comunicativa e ensino da gramática
8. Multimodalidade. Recursos para a análise de textos multimodais
Programa resumido
· Conceitos fundamentais:
Língua, gramática, variação linguística, Português Língua Pluricêntrica, texto, discurso
· Tópicos chave no ensino-aprendizagem de línguas no mundo contemporâneo:
Géneros, literacia académica, análise do discurso, semiótica social
· Percursos de reflexão/análise individual:
Experiências e expectativas em ensino-aprendizagem de línguas
Perguntas de investigação
Metodologias, Enquadramentos teóricos, ferramentas de análise