Sumários

Os subterrâneos e a Cidade.

30 Setembro 2016, 12:00 Anabela Duarte

A partir do conto de Calvino, O Rei à Escuta, e da sua exegese do eco e dos subterrânios como extensão estratégica do palácio/cidade foi criada a presente sessão: Os subterrâneos na história, literatura e cultura. O Eco e o sub-mundo sónico. Vidas subterrâneas: os homens-toupeiras do metro de Nova York City. Eventos e projectos culturais e artísticos nas "cidades invisíveis". O colectivo UX - Urban Experiment. Filmes e videos.

Próxima sessão continua a exploração urbana. Textos na reprografia verde, pasta 14 de Gestão Cultural.
. The unity of the senses (complementa sessão anterior)
. The city of collective memory
. Classic essays on the culture of cities
. The soul of the city
. Psychogeography and the dérive
. Introduction to a Critique of Urban Geography


Exercício de aula

29 Setembro 2016, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

Exercício de aula em grupos:

Definição e análise da identidade e personalidade das entidades culturais. 


Dois Modelos de Gestão

29 Setembro 2016, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Discriminação e análise dos dois modelos de gestão - «heroic» e «engaging» - segundo Derrick Chong, Arts Management (2010).
  • Informação relativa à Pasta de textos complementares das Colectâneas, disponibilizada na Reprografia Verde da FLUL.


Gestão Cultural : Interfaces do som, artes e narrativa

28 Setembro 2016, 12:00 Anabela Duarte

Clarificação de aspectos logisticos relacionados com inscrições, mudanças de horários e turmas: não se procede à marcação de teste e formação de grupos enquanto for desconhecido o número total de alunos na cadeira. A espera decorrerá até à primeira semana de Outubro, de acordo com os serviços académicos.
Oa alunos foram informados de que os textos de apoio se encontram na reprografia verde, pasta 14. Até agora são os seguintes:
. O Rei à Escuta, Calvino
. A Revolução Electrónica, W. Burroughs
. O Rei-Escuta, Teófilo Braga
Os sumários servem igualmente para a actualização da bibliografia a fotocopiar. Concluiu-se que a comunicação por e-mail será usada como reforço no que diz respeito a pedidos especiais no âmbito do programa. Os alunos devem preencher a sua ficha neste portal e juntar fotografia.

De seguida, apresentou-se pequeno texto da tradição oral portuguesa intitulado O Rei-Escuta e vários exemplos do processo de escuta na pintura desde o séc. XVII, nomeadamente obras de Nicholas Maes, Briton Riviere e Francisco Beda. Análise sumária do aparelho auditivo e analogias com o texto de Calvino, O Rei à escuta, do volume Sob o Sol Jaguar.

Realizaram-se exercícios de consciencialização e percepção auditiva com objectos sonoros trazidos pelos alunos. Foi condição sine qua non os alunos taparem os olhos com uma venda de forma a aumentarem a sua percepção e capacidade auditiva/sensorial e que os objectos fossem culturalmente reconhecíveis. Este reconhecimento e percepção cultural e sonora foram submetidos a escrutínio e análise por todos os envolvidos sob a direcção do professor.

Depois dos exercicios preliminares para a recepção da short-story de Calvino, procedeu-se à leitura conjunta do texto onde o elemento auditivo é primordial. A leitura em voz alta é um elemento fundamental para a percepção sonora do texto e da escrita, intensifica a experiência da palavra e da voz e é um instrumento privilegiado de individuação cultural.


A gestão de eventos culturais: Introdução

27 Setembro 2016, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. Definição de sector cultural e indústrias criativas.

2. O gestor cultural: papel, competências e conhecimentos.
3. A gestão de eventos culturais e os vários elementos envolvidos. 
4. A prática de gestão de eventos e projetos culturais.