Sumários

A preparação da tese (3ª parte)

10 Outubro 2018, 15:00 Doris Wieser

Continuação (e conclusão) do peer coaching relativamente ao corpus das teses.

 

Análise da introdução do livro/tese Battleground Bodies, de Eleanor Jones, e debate sobre as caraterísticas do estado da arte, a apresentação da metodologia e do enquadramento teórico.

 

Demonstração de algumas funcionalidades básicas do programa Mendeley (referenciação bibliográfica) e análise das diferenças de distintos estilos de referências e bibliografias.

 

Demonstração de algumas funcionalidades úteis do programa Word: uso de cabeçalhos, criação do índice, utilização de estilos.

 

Discussão sobre o texto que as doutorandas leram em casa, “Academic Writing” (University of Manchester):

- Dicas sobre a organização do processo de escrita: p. ex. criar documentos de Word para cada capítulo da teses, durante o processo de leitura extrair citações, parafrasear informação, anotar ideias próprias e preencher continuamente estes documentos.

- Troca de experiencias sobre a escrita numa língua estrangeira e partilha de estratégias.

 

Organização das próximas semanas:

- As alunas participarão na formação sobre o programa Mendeley na biblioteca da FLUL a 26 de outubro 2018

- No início da sessão do 31 de outubro estará presente a coordenadora do PHD-COMP, professora Ângela Fernandes, para responder questões sobre o programa

 

Tarefas:

- Enviar por mail à docente o título da exposição oral bem como do livro que escolheram para escrever a recensão. Prazo: 24 de outubro

- Próxima aula: levar o índice provisório da tese (em 6 fotocópias para o trabalho em grupo)

- Enviar por mail à docente dois dias antes da próxima aula (15 de outubro) um excerto breve de um artigo ou um abstract escritos pelas participantes para a continuação da formação em escrita académica.

 


Formação biblioteca FLUL + A preparação da tese (2a parte)

3 Outubro 2018, 15:00 Doris Wieser

Formação na biblioteca da FLUL (docente: Isabel Rebolho) sobre recursos eletrónicos (das 15h às 17h)

Foram introduzidas as seguintes ferramentas:

·         eLibrary USA

·         EDS

·         EndNote Web

·         EBESCO

·         B-On

·         Dialnet

·         OpenDOAR

·         JSTOR

·         Web of Science

·         Project Muse

·         RCAAP

·         EIB – Empréstimo Interbibliotecas


A preparação da tese (2a parte) (das 17h às18h)

Continuação do peer coaching relativamente aos projetos de tese.


Tarefas:
- Ler “Academic Writing”, HumNet, The University of Manchester: http://www.humanities.manchester.ac.uk/humnet/our-services/postgraduate-research/researcher-development/resources/academic-writing
- Ler e analisar para a próxima aula: Introduction do livro/tese Battleground Bodies, de Eleanor Jones


A preparação da tese (1a parte)

26 Setembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Estrutura da tese:

Análise dos índices de três teses, defendidas nos últimos anos em três países diferentes e escritas em três línguas diferentes:

- Eleanor K. Jones: Battleground Bodies

- Arndt Lainck: Las figuras del mal en "2666" de Roberto Bolaño

- Ana Filipa Prata: Práticas narrativas da cidade

 

Trabalho individual: Visualização gráfica da delimitação do corpus de cada tese e respetiva estrutura

Discussão: Quais são as diferenças entre os três exemplos? Quais as vantagens e desafios de cada?

 

Corpus das teses das participantes:

Cada uma desenha um gráfico do seu corpus e explica quais as dificuldades, o que ainda está aberto. As outras comentam (peer coaching).


Introdução

19 Setembro 2018, 15:00 Doris Wieser

- Apresentação do programa: conteúdos, leituras, metodologia, avaliação

- Os Estudos Comparatistas como área de investigação – chuva de ideias, debate, input e recomendação de leitura (Buescu, Helena Carvalhão: Grande angular. Comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian-FCT, 2001).

- Síntese das necessidades das alunas: Dinâmica de grupo em que cada uma escreve em diferentes papéis e a cores diferentes: Quais os (1) desafios e dificuldades durante o doutoramento, e (2) as ferramentas que desejam adquirir

- Discussão

- Adaptação do programa do curso às necessidades das alunas (integração de alguns itens novos)