Sumários
A preparação da tese (3ª parte)
10 Outubro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Continuação (e conclusão) do peer coaching relativamente ao corpus das teses.
Análise da introdução do livro/tese Battleground Bodies, de Eleanor Jones, e debate sobre as caraterísticas do estado da arte, a apresentação da metodologia e do enquadramento teórico.
Demonstração de algumas funcionalidades básicas do programa Mendeley (referenciação bibliográfica) e análise das diferenças de distintos estilos de referências e bibliografias.
Demonstração de algumas funcionalidades úteis do programa Word: uso de cabeçalhos, criação do índice, utilização de estilos.
Discussão sobre o texto que as doutorandas leram em casa, “Academic Writing” (University of Manchester):
- Dicas sobre a organização do processo de escrita: p. ex. criar documentos de Word para cada capítulo da teses, durante o processo de leitura extrair citações, parafrasear informação, anotar ideias próprias e preencher continuamente estes documentos.
- Troca de experiencias sobre a escrita numa língua estrangeira e partilha de estratégias.
Organização das próximas semanas:
- As alunas participarão na formação sobre o programa Mendeley na biblioteca da FLUL a 26 de outubro 2018
- No início da sessão do 31 de outubro estará presente a coordenadora do PHD-COMP, professora Ângela Fernandes, para responder questões sobre o programa
Tarefas:
- Enviar por mail à docente o título da exposição oral bem como do livro que escolheram para escrever a recensão. Prazo: 24 de outubro
- Próxima aula: levar o índice provisório da tese (em 6 fotocópias para o trabalho em grupo)
- Enviar por mail à docente dois dias antes da próxima aula (15 de outubro) um excerto breve de um artigo ou um abstract escritos pelas participantes para a continuação da formação em escrita académica.
Formação biblioteca FLUL + A preparação da tese (2a parte)
3 Outubro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Formação na biblioteca da FLUL (docente: Isabel Rebolho) sobre recursos eletrónicos (das 15h às 17h)
Foram introduzidas as seguintes ferramentas:
· eLibrary USA
· EDS
· EndNote Web
· EBESCO
· B-On
· Dialnet
· OpenDOAR
· JSTOR
· Web of Science
· Project Muse
· RCAAP
· EIB – Empréstimo Interbibliotecas
A preparação da tese (2a parte) (das 17h às18h)
Continuação do peer coaching relativamente aos projetos de tese.
Tarefas:
- Ler “Academic Writing”, HumNet, The University of Manchester: http://www.humanities.manchester.ac.uk/humnet/our-services/postgraduate-research/researcher-development/resources/academic-writing
- Ler e analisar para a próxima aula: Introduction do livro/tese Battleground Bodies, de Eleanor Jones
A preparação da tese (1a parte)
26 Setembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Estrutura da tese:
Análise dos índices de três teses, defendidas nos últimos anos em três países diferentes e escritas em três línguas diferentes:
- Eleanor K. Jones: Battleground Bodies
- Arndt Lainck: Las figuras del mal en "2666" de Roberto Bolaño
- Ana Filipa Prata: Práticas narrativas da cidade
Trabalho individual: Visualização gráfica da delimitação do corpus de cada tese e respetiva estrutura
Discussão: Quais são as diferenças entre os três exemplos? Quais as vantagens e desafios de cada?
Corpus das teses das participantes:
Cada uma desenha um gráfico do seu corpus e explica quais as dificuldades, o que ainda está aberto. As outras comentam (peer coaching).
Introdução
19 Setembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
- Apresentação do programa: conteúdos, leituras, metodologia, avaliação
- Os Estudos Comparatistas como área de investigação – chuva de ideias, debate, input e recomendação de leitura (Buescu, Helena Carvalhão: Grande angular. Comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian-FCT, 2001).
- Síntese das necessidades das alunas: Dinâmica de grupo em que cada uma escreve em diferentes papéis e a cores diferentes: Quais os (1) desafios e dificuldades durante o doutoramento, e (2) as ferramentas que desejam adquirir
- Discussão
- Adaptação do programa do curso às necessidades das alunas (integração de alguns itens novos)