Sumários

Organização de eventos científicos

14 Novembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Segunda exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação

- debate

- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)

 

Publicação de volumes, input e debate (das 16 às 16:30 horas)

- Rankings, lista de classificação de editoras da FLUL

- Submissão de propostas a editoras

- Peer review

- Custos

 

Organização de eventos científicos (das 16:30 às 18 horas)

Atividade em grupo:

- O quê é preciso fazer passo por passo?

- Criação de um gráfico (CfP, prazos, valores de inscrição, homepage, cartaz, orçamento, financiamento, material, filmagem, fotos, voluntári@s, publicação posterior)

- Debate e peer coaching


Apresentação de papers em eventos acadêmicos (2ª parte)

7 Novembro 2018, 15:00 Doris Wieser

Continuação e conclusão da simulação e análise de apresentações orais (das 15 às 16 horas):

- As participantes fazem apresentações de 3 minutos (início de uma comunicação real)

- As apresentações são filmadas para posterior análise

- Todas as participantes fazem questões

- Uma participante resume os aspetos positivos, e outra os aspetos que podem ser melhorados

- Debate

Foram feitas as duas restantes simulações.

 

Exposição oral (elemento de avaliação) (das 16 às 17 horas)

Primeira exposição oral por parte de uma das participantes (20min)

- debate

- avaliação em formato de peer coaching

 

Publicação de artigos em revistas (2ª parte) (das 17 às 18 horas)

- Foram retomadas algumas questões abertas e aprofundados aspetos já mencionados anteriormente.


Apresentação de papers em eventos acadêmicos

31 Outubro 2018, 15:00 Doris Wieser

1a parte (das 15 às 16 horas):

Reunião com Ângela Fernandes, coordenadora do PHD-COMP 

- Informação sobre summer/winter-schools

- Espaço para questões

 

2a parte (das 16 às 18 horas):

Apresentação de comunicações em eventos acadêmicos 

 

Reflexão sobre os dois colóquios que tiveram lugar essa semana no CEC e sobre a participação das alunas:

- Quais foram os maiores desafios?

- Quais os momentos mais bem-sucedidos?

- Quais as dificuldades que conseguiram observar? Como foram resolvidas?

 

Debate sobre os capítulos lidos em casa: TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, de Chris Anderson (2016), capítulos 4, 5, 15, 17

- Como criar um fio condutor forte numa apresentação?

- Como criar uma conexão com o público?

- Como lidar com os nervos?

- Como modular a voz, a entonação, o ritmo da comunicação?

 

Video, TED-Talk: Kelly McGonigal: Como fazer do estresse um amigo

https://www.youtube.com/watch?v=RcGyVTAoXEU

 

Simulação e análise de apresentações orais:

- As participantes fazem apresentações de 3 minutos (início de uma comunicação real)

- As apresentações são filmadas para posterior análise

- Todas as participantes fazem questões

- Uma participante resume os aspetos positivos, e outra os aspetos que podem ser melhorados

- Debate

 

Foram feitas três simulações até agora. Ficam duas para a próxima semana.


A preparação da tese (5ª e última parte) + A publicação de artigos em revistas académicas

24 Outubro 2018, 15:00 Doris Wieser

Continuação e conclusão da análise dos índices das tesses das participantes (das 15h às 16h45)

 

Introdução: A publicação de artigos em revistas académicas (das 16h45 às 18h)

Exposição da docente sobre os seguintes temas:

·         Open Access

·         Creative Commons license

·         Indexação de revistas

·         Rankings

·         Bibliometria

·         Predatory Journals

 

Tarefas

- Procurar uma revista que tematicamente conjuga com o trabalho de cada participante: disciplina, língua e área geográfica (buscar p.ex. em DOAJ, Scielo, SJR, Capes Sucupria) e analisar: Ranking, periodicidade, últimas edições, Calls atuais, secção de recensões, normas de publicação, prazos de submissão

- Ler para a próxima aula: TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, de Chris Anderson (2016), capítulos 4, 5, 15, 17


A preparação da tese (4ª parte)

17 Outubro 2018, 15:00 Doris Wieser

Continuação da formação em escrita académica:


Análise dos resumos/abstracts que as participantes do curso disponibilizaram:

a) Trabalho individual: análise de

- título

- estrutura

- método + teoria

- estilo / gramática

- coerência

b) Debate em formato de peer coaching

 

Análise dos índices das teses das participantes:

a) Trabalho individual: análise de

- lógica da estrutura

- equilíbrio dos capítulos

- títulos dos capítulos e subcapítulos

b) Debate em formato de peer coaching

 

(Realizou-se o debate sobre um dos índices; os restantes ficam para a próxima aula).

 

Tarefas

Ler os textos indicados no programa:

- DORA – San Francisco Declaration on Research Assessment

- Leiden Manifesto for Research Metrics