Sumários
Organização de eventos científicos
14 Novembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Segunda exposição oral por parte de uma das participantes (20min), elemento de avaliação
- debate
- avaliação em formato de peer coaching (das 15 às 16 horas)
Publicação de volumes, input e debate (das 16 às 16:30 horas)
- Rankings, lista de classificação de editoras da FLUL
- Submissão de propostas a editoras
- Peer review
- Custos
Organização de eventos científicos (das 16:30 às 18 horas)
Atividade em grupo:
- O quê é preciso fazer passo por passo?
- Criação de um gráfico (CfP, prazos, valores de inscrição, homepage, cartaz, orçamento, financiamento, material, filmagem, fotos, voluntári@s, publicação posterior)
- Debate e peer coaching
Apresentação de papers em eventos acadêmicos (2ª parte)
7 Novembro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Continuação e conclusão da simulação e análise de apresentações orais (das 15 às 16 horas):
- As participantes fazem apresentações de 3 minutos (início de uma comunicação real)
- As apresentações são filmadas para posterior análise
- Todas as participantes fazem questões
- Uma participante resume os aspetos positivos, e outra os aspetos que podem ser melhorados
- Debate
Foram feitas as duas restantes simulações.
Exposição oral (elemento de avaliação) (das 16 às 17 horas)
Primeira exposição oral por parte de uma das participantes (20min)
- debate
- avaliação em formato de peer coaching
Publicação de artigos em revistas (2ª parte) (das 17 às 18 horas)
- Foram retomadas algumas questões abertas e aprofundados aspetos já mencionados anteriormente.
Apresentação de papers em eventos acadêmicos
31 Outubro 2018, 15:00 • Doris Wieser
1a parte (das 15 às 16 horas):
Reunião com Ângela Fernandes, coordenadora do PHD-COMP
- Informação sobre summer/winter-schools
- Espaço para questões
2a parte (das 16 às 18 horas):
Apresentação de comunicações em eventos acadêmicos
Reflexão sobre os dois colóquios que tiveram lugar essa semana no CEC e sobre a participação das alunas:
- Quais foram os maiores desafios?
- Quais os momentos mais bem-sucedidos?
- Quais as dificuldades que conseguiram observar? Como foram resolvidas?
Debate sobre os capítulos lidos em casa: TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, de Chris Anderson (2016), capítulos 4, 5, 15, 17
- Como criar um fio condutor forte numa apresentação?
- Como criar uma conexão com o público?
- Como lidar com os nervos?
- Como modular a voz, a entonação, o ritmo da comunicação?
Video, TED-Talk: Kelly McGonigal: Como fazer do estresse um amigo
https://www.youtube.com/watch?v=RcGyVTAoXEU
Simulação e análise de apresentações orais:
- As participantes fazem apresentações de 3 minutos (início de uma comunicação real)
- As apresentações são filmadas para posterior análise
- Todas as participantes fazem questões
- Uma participante resume os aspetos positivos, e outra os aspetos que podem ser melhorados
- Debate
Foram feitas três simulações até agora. Ficam duas para a próxima semana.
A preparação da tese (5ª e última parte) + A publicação de artigos em revistas académicas
24 Outubro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Continuação e conclusão da análise dos índices das tesses das participantes (das 15h às 16h45)
Introdução: A publicação de artigos em revistas académicas (das 16h45 às 18h)
Exposição da docente sobre os seguintes temas:
· Open Access
· Creative Commons license
· Indexação de revistas
· Rankings
· Bibliometria
· Predatory Journals
Tarefas
- Procurar uma revista que tematicamente conjuga com o trabalho de cada participante: disciplina, língua e área geográfica (buscar p.ex. em DOAJ, Scielo, SJR, Capes Sucupria) e analisar: Ranking, periodicidade, últimas edições, Calls atuais, secção de recensões, normas de publicação, prazos de submissão
- Ler para a próxima aula: TED Talks: The Official TED Guide to Public Speaking, de Chris Anderson (2016), capítulos 4, 5, 15, 17
A preparação da tese (4ª parte)
17 Outubro 2018, 15:00 • Doris Wieser
Continuação da formação em escrita académica:
Análise dos resumos/abstracts que as participantes do curso disponibilizaram:
a) Trabalho individual: análise de
- título
- estrutura
- método + teoria
- estilo / gramática
- coerência
b) Debate em formato de peer coaching
Análise dos índices das teses das participantes:
a) Trabalho individual: análise de
- lógica da estrutura
- equilíbrio dos capítulos
- títulos dos capítulos e subcapítulos
b) Debate em formato de peer coaching
(Realizou-se o debate sobre um dos índices; os restantes ficam para a próxima aula).
Tarefas
Ler os textos indicados no programa:
- DORA – San Francisco Declaration on Research Assessment
- Leiden Manifesto for Research Metrics