Sumários
Grego I 12 outubro 2018
12 Outubro 2018, 10:00 • Eftychia Bathrellou
Menandro Epitrepontes
- Leitura, comento, traduçâo: ll. 240-270
- Fonética: i. crase (κἀκκείμενον), ii. elisâo com aspiração da consoante (e.g. πραχθένθ' ἴν' ἦι..., mas cf. αὔτ' ἔχων)
- Morfologia:
i. flexâo de neutros em -ος, -ους (e.g. τὸ τεῖχος, τοῦ τείχους)
ιι. flexão de neutros em -α, -ατος (e.g. πρᾶγμα, πράγματος)
ιιι. flexão dos particípios
iv. pronomes: recíproco; reflexo; αὐτός; demonstrativos a. οὗτος - αὔτη -τοῦτο; b. τοιοῦτος - τοιαύτη - τοιοῦτο; c. τοσοῦτος, τοσαύτη, τοσοῡτον; indefinido τις, τι; interrogativo τίς, τί; relativo ὅς, ἥ, ὅ
- Sintaxe:
i. orações finais (ἵνα+conjuntivo)
ii. sintaxe áttica (e.g. ἦι... τὰ πράγματα)
ιιι. imperfeito vs aoristo indic.
iv. particípios do presente (acçâo simultánea - enfase a duração) vs do futuro (finais) vs do aoristo (acçâo anterior)
v. πρίν+infinitivo (antes...)
vi. optativo para exprimir desejos
- Vocabulário: v. ficha disponível no moodle.
- Estilo: oraçôes elípticas (sem verbo); 'speech within speech': discurso direito citado no contexto de discurso direito; perguntas retóricas
Grego I 9 outubro 2018
9 Outubro 2018, 10:00 • Eftychia Bathrellou
Estudo linguístico
- Segundo aoristo: teste pequeno
- Tempo, aspecto e tempos verbais: introduçâo
- Tempo-aspecto e tempos verbais: i. imperfeito vs aoristo do indicativo; ii. particípios
- Trabalho para avaliação contínua: v. ficha distribuida em aula e disponível no moodle, p. 2: traduzam para o português e enviem a e.bathrellou@campus.ul.pt antes às 19h do dia 15/10.
Grego I, 2/10/2018
2 Outubro 2018, 10:00 • Eftychia Bathrellou
I. Estudo linguístico: Segundo aoristo
- Segundo aoristo: v. ficha disponível no Moodle
- Trabalho para evaliação contínua: teste informal/em aula no dia 9 de outubro: i. conjugação do segundo aoristo; ii. o presente e o aoristo dos verbos da tabella na ficha distribuida em aula (disponível no Moodle)
II. Menandro, Epitrepontes:
- Leitura e comento: ll. 231-239.
- Vocabulário: v. ficha disponível no Moodle
- Sintaxe:
a. Verbos/locuções impessoais: i. δεῖ + infinitivo (como sujeito do verbo) + accusativo (como sujeito do infinitivo); ii. κοινόν ἐστι + infinitivo (como sujeito da locução impessoal) + accusativo (como sujeito do infinitivo)
b. Imperativo: para exprimir uma ordem
c. Conjuntivo nas oraçôes independentes: para exprimir proibição com cortesia (negação μή)
d. Conjuntivo + ἅν, nas oraçôes relativas: para presentar a acçâo do verbo como uma hipótese (eventualidade no futuro)
e. Orações relativas: atracção (atracção do caso do pronome relativo para o caso do seu antecedente)
f. Particípios nominais (introdução)
- Observações estilísticas: assíndeto; perguntas retóricas; repetiçâo; apartes; locuçôes impessoais para exprimir 'regras' morais
Preparem para a próxima aula: ll. 240-294.
Grego I 28/9
28 Setembro 2018, 10:00 • Eftychia Bathrellou
Texto:
Lemos em aula: Menandro Epitrepontes ll. 218-231
I. morfologia:
-pronome pessoal; pronome possessivo; pronome demonstrativo οὗτος, αὕτη, τοῦτο; pronome indefinido τις, τι; pronome interrogativo τἰς, τἰ
ΙΙ. sintaxe:
- verbos impessoais (+infinitivo+sujeito no accusativo: e.g. δεῖ);
- adjectivos verbais em -τεος (obrigaçâo / necessidade)
- objecto interno (accusativo cognato) com omissâo do nome (e.g. πάσχω δίκαια (scil. παθήματα))
- conjuntivo em frases principais: exhortação
- optativo+ἄν: exhortação com muita cortesia
- negação nas frases conditionais: μή
ΙΙΙ. fonética:
elisâo (apóstrofo)
IV. vocabulário: v. ficha distribuida em aula (disponível no Moodle)
Para preparar: ll. 232-269
Datas dos testes:
teste em aula: 2/11/2018
teste final: 18/12/2018
Grego I 25/9
25 Setembro 2018, 10:00 • Eftychia Bathrellou
1. Estudo linguístico:
Revisâo: Verbos da 1a conjugação -
verbos contractos
Avaliação contínua: trabalho para casa: v. ficha distribuida em aula. Precisam de enviar o trabalho a e.bathrellou@campus.ul.pt antes às 19h no dia 1 de outubro.
Introdução a Menandro e à peça Epitrepontes (presentação powerpoint disponível no Moodle)
Para preparar:
a. ler a traduçâo portuguesa da peça (disponível no Moodle)b. preparar ll. 218-249